sexta-feira, 19 de outubro de 2018

POLÍTICA: Ex-ministros de Itamar e FH pedem para Haddad unir adversários contra Bolsonaro

OGLOBO.COM.BR
Sérgio Roxo

Em documento entregue a petista, intelectuais pedem esforço por 'frente democrática'

Fernando Haddad é cercado por apoiadores após reunião com juristas em hotel da Zona Sul de São Paulo Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

SÃO PAULO - Um grupo de 12 intelectuais entregou, na tarde desta quinta-feira, uma carta ao candidato do PT, Fernando Haddad , para cobrar a construção de uma frente no segundo turno da disputa presidencial contra Jair Bolsonaro (PSL). Assinado por ex-ministros, diplomatas, economistas e juristas ligados a diferentes governos, o documento alerta para os riscos que uma vitória do capitão reformado poderiam trazer para o Brasil e cobra um convite explícito para candidatos derrotados no primeiro turno integrarem um eventual governo.
O manifesto relaciona Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB),João Amoedo (Novo), Marina Silva (Rede) e Guilheme Boulos(PSOL) como donos de convicções democráticas, apesar de suas diferenças. "Por isso, devem ser explicitamente convidados, não só para integrar a urgente coligação eleitoral, mas para compor o Executivo federal, de modo a fazer de Haddad o candidato de uma verdadeira frente de salvação nacional", afirmam os intelectuais.
A tentativa de criar uma "frente democrática" em torno da candidatura de Haddad não deu certo. Além de não conseguir apoios de peso, o PT ainda teve que lidar com o mal-estar provocado por declarações do senador eleito pelo Ceará Cid Gomes (PDT), que disse que o PT deveria pagar pelas "besteiras que fez" - o PDT de Ciro Gomes ofereceu um "apoio crítico" a Haddad.
O senador eleito pela Bahia Jaques Wagner, responsável pelas articulações políticas da campanha de Haddad, que chegou a defender o apoio de outros partidos, passou a dizer, na terça-feira, que não existe a intenção de criar uma "frente democrática" . No dia seguinte, o ex-presidente Fernando Henrique, que dissera que havia uma porta com Haddad, declarou que a porta está "enferrujada" e a fechadura "enguiçou".
Assinam a carta os diplomatas Paulo Sérgio Pinheiro (secretário de Direitos Humanos de Fernando Henrique Cardoso), Rubens Ricupero (ex-ministro da Fazenda e Meio Ambiente de Itamar Franco) e Celso Amorim (ministro das Relações Exteriores de Lula e da Defesa de Dilma Rousseff); os juristas Antonio Claudio Mariz de Oliveira (que defendeu o presidente Michel Temer), José Carlos Dias (ministro da Justiça de Fernando Henrique) e Belisário dos Santos Jr.; os economistas Luiz Carlos Bresser Pereira (ex-ministro de Administração e Ciência de Fernando Henrique) e Paulo Nogueira Batista Jr.; os cientistas políticos André Singer (porta-voz do governo Lula), Luiz Felipe de Alencastro e Maria Herminia Tavares de Almeida; e o crítico literário Roberto Schwarz.
Para eles, uma "incrível sucessão de desencontros pautados por questões menores" impede a união dos líderes do campo democrático no segundo turno.
Os intelectuais sugerem que Haddad deve "ir além do que já foi e propor agora um governo de coalizão". "Preservados os compromissos fundamentais que garantam o cumprimento de um programa capaz de gerar emprego e renda para a população pobre (...), é preciso chamar os antigos adversários para assumir, junto com ele, o poder e governar o Brasil de maneira unitária", afirmam. 
Ao final, os intelectuais fazem um alerta: "Caso o chamado de unidade efetiva não seja feito, ou seja recusado, que cada um dos nominados carregue com a sua responsabilidade pública pela catástrofe que se anuncia", dizem. "A história vai cobrar das lideranças políticas o que fizerem ou deixarem de fazer nestas horas decisivas", concluem.
O documento foi entregue a Haddad em um rápido encontro com parte do grupo em um hotel de São Paulo. O petista disse ver com bons olhos a ideia de um "governo de unidade democrática nacional", mas não citou quem já procurou
- Na verdade, já procurei todas - disse.
Bresser Pereira afirmou que não compreende os motivos da falta de entendimento entre as lideranças políticas.
- Todo mundo está tomado por esse irracionalidade profunda com ódio e ressentimento.
Ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso e ex-filiado ao PSDB, avalia que o ex-presidente já deveria ter anunciado apoio a Haddad contra Bolsonaro.

- Eu não consigo entender o Fernando Henrique. Ele já deveria ter falado há muito tempo. É uma pessoa importante na política brasileira devido ao governo que fez. Não sei o que o segura.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |