terça-feira, 2 de janeiro de 2018

MUNDO: Frio extremo provoca a morte de ao menos duas pessoas no EUA

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO

Temperaturas estão entre 11 e 17 graus Celsius abaixo da média neste início de ano

Homem se protege do frio em Nova York - EDUARDO MUNOZ / REUTERS

MILWAUKEE, Wisconsin — O ano começou com ondas de frio recorde em grande parte dos EUA que já provocaram a morte de ao menos duas pessoas no país. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alerta de frio extremo para uma vasta área do continente, que vai do sul do Texas ao Canadá na região Centro-Oeste, além do norte da região Oeste, nos estados de Montana, Wyoming e Nova Inglaterra.
— Este nível de frio continuará conosco até amanhã (terça-feira) — disse em entrevista à Reuters Brian Hurley, do Serviço Nacional de Meteorologia em College Park, Maryland, dizendo que as temperaturas em praticamente todo o país estão entre 11 e 17 graus Celsius abaixo da média. — Na manhã de terça-feira, teremos temperaturas com alta probabilidade de baixas recorde.
Em Aberdeen, em Dakota do Sul, as temperaturas chegaram a - 36 graus Celsius no primeiro dia do ano, um recorde de 99 anos. No estado de Nebraska, o frio foi de -26 graus Celsius pouco antes da meia-noite de domingo, em Omaha, quebrando um recorde registrado em 1884. Por esse motivo, a tradicional queima de fogos de Réveillon, que atrai cerca de 30 mil pessoas, foi suspensa.
Em Indianápolis, Indiana, o retorno às aulas nas escolas públicas estava previsto para esta terça-feira, mas foi suspenso por causa das temperaturas congelantes. Em Des Moines, Iowa, o frio de - 29 graus Celsius na segunda-feira, com sensação térmica de - 35 graus Celsius, fez com que as autoridades fechassem um rinque de patinação no gelo no centro da cidade.
No noroeste de Montana, os termômetros marcaram incríveis - 50 graus Celsius e, em Duluth, Minnesotta, as temperaturas alcançaram - 38 graus Celsius. Até mesmo no Texas, estado mais ao sul da região Centro-Oeste, o frio trouxe raros flocos de neve que provocaram vários acidentes por causa das pistas congeladas. Em Abilene, no centro do estado, o primeiro dia do ano foi marcado por mais de 30 batidas.
Em Milwaulkee, Winscosin, os corpos de dois homens foram encontrados no domingo com sinais de hipotermia. A polícia também acredita que o frio tenha sido um dos fatores para a morte de um homem em Bismark, na Dacota do Norte, cujo corpo foi encontrado perto de um rio.
Até mesmo a Flórida não escapou da temporada de frio extremo nesta virada de ano. Em Pensacola, Michael Kimberl, que mantém um abrigo para moradores de rua, está preocupado com a situação dos desabrigados. Para tentar minimizar os efeitos do frio, conseguiu combustível para os aquecedores e cobertores extras.
— A nossa comunidade está muito despreparada para climas desse tipo — contou Kimberl.
Apesar de a previsão ser de melhoria do clima para esta terça-feira, a região nordeste — onde estão Washington D.C. e Nova York — continua sob frio extremo até sexta-feira por causa da chegada de uma nova frente ártica.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |