quinta-feira, 6 de março de 2014

MUNDO: Obama autoriza congelamento de bens e limitação de vistos por violação da soberania ucraniana

De OGLOBO.COM.BR
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Departamento de Estado dos EUA está consolidando restrições de vistos a autoridades e indivíduos
Mais cedo, União Europeia anunciou congelamento de bens de presidente deposto
O então presidente da Ucrânia Viktor Yanukovych conversa com o presidente russo, Vladimir Putin, durante uma cerimônia no Kremlin, em Moscou, em dezembro de 2013ALEXANDER NEMENOV / AFP
WASHINGTON e KIEV — Determinado a aumentar a pressão sobre a Rússia, o presidente Barack Obama determinou nesta quinta-feira o congelamento de bens e as restrições de vistos de viagens aos Estados Unidos contra os envolvidos em ações que ameacem a soberania e a integridade territorial da Ucrânia. A medida, segundo a Casa Branca, é “em resposta à contínua violação da Rússia à soberania e integridade territorial de Ucrânia”, mas deverá ter efeito também sobre ucranianos envolvidos na incursão russa na Crimeia.
A ordem, segundo um comunicado, é “uma ferramenta flexível que vai permitir impor sanções contra aqueles que estão mais diretamente envolvidos na desestabilização da Ucrânia, incluindo a intervenção militar na Crimeia, e não exclui novas medidas se a situação se deteriorar”. Além disso, o Departamento de Estado está consolidando restrições de vistos a autoridades e indivíduos, refletindo uma decisão política de negação de entrada no país àqueles responsáveis, ou cúmplices, em ações de ameaça à soberania e integridade territorial da Ucrânia.
A medida, no entanto, não atingiria o presidente russo, Vladimir Putin, de acordo com uma fonte do governo americano.
— É uma circunstância extraordinária e incomum impor sanções a um chefe de Estado, e não começaríamos nossas ações por aí — disse a fonte.
Agora, o Congresso americano corre para colocar em prática as sanções contundentes, esperando que a Europa vá seguir seu exemplo em aumentar a pressão sobre o governo de Vladimir Putin.
UE congela bens de presidente deposto
Mais cedo, a União Europeia anunciou que congelou os ativos do presidente deposto da Ucrânia, Víktor Yanukóvych, de seus filhos Aleksander e Victor, do ex- primeiro-ministro Mykola Azarov e de outros 14 dirigentes suspeitos de desvio de fundos do Estado. A lista dos altos funcionários, publicada no jornal oficial da UE, inclui também o ex-chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia, os ex-ministros do Interior, Vitaliy Zajarchenko, de Justiça, Olena Lukash, da Saúde, Raisa Bogatyrova, e da Educação e da Ciência, Dimitro Volodimirovich. Também figuram o filho de Mikola Azarov, Oleksi, assim como o ex-procurador-geral do país,Victor Pavlovich, e seu filho Artem.
O bloco europeu também pretende congelar bens dos responsáveis ​​por violar os direitos humanos durante as manifestações na Ucrânia, as mais violentas da História contemporânea do país, mas o texto ainda não foi finalizado pelo Comitê Político e de Segurança da União Europeia (COPS), de acordo com fontes do grupo.
Em 28 de fevereiro, a Suíça determinou congelar os bens de 20 pessoas de nacionalidade ucraniana, entre elas Yanukovych, seu filho Aleksander e outras pessoas de seu entorno político.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |