sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MUNDO: Asteroide vai passar perto da Terra nesta sexta-feira

De OGLOBO.COM.BR
CESAR BAIMA (EMAIL)

Rocha espacial de 50 metros de diâmetro chegará a apenas 22 mil quilômetros da superfície do planeta, mas não apresenta risco de colisão
Ilustração mostra a aproximação do asteroide 2012 DA14 do planeta: distância é a menor já registrada, mas não há risco de colisão Nasa
RIO - No fim da tarde desta sexta-feira, o asteroide 2012 DA14, uma rocha espacial com cerca de 50 metros de diâmetro, vai passar a apenas 22 mil quilômetros da superfície da Terra, a menor distância já registrada para um objeto do tipo. Segundo a Nasa, não há nenhum risco de colisão do asteroide com o planeta nesta passagem nem no futuro próximo, mas foi por muito pouco. Como a Terra orbita o Sol a uma velocidade média de pouco mais de 100 mil km/h, o 2012 DA14 vai “errar” o planeta por menos de 15 minutos.
Segundo Donald Yeomans, gerente do NEO, programa da Nasa que busca identificar e rastrear todos os objetos próximos que possam apresentar perigo para o planeta, se o asteroide estivesse em rota de colisão com a Terra ele explodiria na atmosfera com uma potência equivalente a 2,4 megatons, o suficiente para destruir uma grande cidade. Em 1908, um objeto equivalente ao 2012 DA14 explodiu sobre a região de Tunguska, Sibéria, devastando 2 mil quilômetros quadrados de floresta e derrubando 80 milhões de árvores.
Devido ao horário e ao pequeno tamanho do asteroide, sua passagem não poderá ser observada no Brasil. O fenômeno, no entanto, poderá ser acompanhado via internet. A partir das 17h, a Nasa vai transmitir comentários e imagens da aproximação feitas por telescópios na Austrália e depois nos EUA, já quando ele estiver se afastando.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |