quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MUNDO: O que significa a vitória de Romney no Caucus de Iowa?

Após a vitória, Romney faz discurso ao lado da mulher, Ann, e dos filhos Matt, Josh, Craig e Tagg
O ex-governador de Massachussets Mitt Romney conquistou, na madrugada desta quarta-feira (4), a vitória no
Caucus de Iowa, o primeiro evento oficial da campanha presidencial dos Estados Unidos em 2012. A vitória foi muito apertada. Como mostram os resultados do caucus tabelados pelo Des Moines Register, jornal da capital de Iowa, a diferença entre Romney e o ex-senador Rick Santorum foi de apenas 0,01 ponto porcentual (24,6% contra 24,5%), apenas oito votos – 30.015 contra 30.007. O deputado Ron Paul (21,4%) ficou em terceiro lugar, seguido por Newt Gingrich (13,3%) e Rick Perry (10,3%).
Se a vitória de Romney não foi uma surpresa, o resultado de Santorum pode ser encarado assim. Ele aparecia bem nas pesquisas, mas conseguiu uma votação bastante expressiva mesmo sem ter a estrutura e a capacidade de arrecadar fundos que tem Romney. Na análise do jornal The New York Times, isso significa que a
“divisão ideológica dentro do Partido Republicano” ainda está presente, o que significa que o movimento informal apelidado de ABR – Anyone But Romney (Qualquer um menos Romney) continua forte.
Romney pode ter mais dinheiro, a melhor organização e, quase sempre, os melhores números nas pesquisas em duelos hipotéticos com Obama. Mas ele ainda não foi capaz de lidar com o zelo populista e antigoverno do partido ou convencer conservadores mais tradicionais de que ele é um porta-bandeira aceitável em uma eleição na qual grande parte da direita espera não apenas tirar Obama do poder, mas permanentemente mudar os valores e a direção da nação”.
Para o NYT, diante da votação de Santorum, Romney será obrigado a abordar temas sociais potencialmente divisivos nos Estados Unidos, como aborto e casamento gay.
Esses temas são caros aos eleitores conservadores sociais, como Santorum é, mas Romney costuma ignorá-los, até mesmo porque já defendeu posições inaceitáveis para os conservadores, como políticas pró-aborto.
Romney é o candidato dos republicanos mais tradicionais, mas deve tentar atrair os eleitores de Santorum para o seu lado pois, para comprovar que é mesmo o candidato republicano mais viável, precisa de vitórias mais impactantes. Especialmente em
New Hampshire, Estado onde Romney tem uma estrutura muito forte e que realiza a próxima prévia, na terça-feira que vem, como conta o site Politico.
“Rick Wilson, estrategista do Partido Republicano que trabalhou na campanha de Rudy Giuliani em 2008, disse que Romney precisa ter uma vitória fora da margem de erro – de pelo menos cinco pontos – para provar o argumento da elegibilidade [no pleito nacional] que tem reforçado nas últimas duas semanas. “Uma vitória é uma vitória”, disse. “Mas devido às conexões que tem em New Hampshire, à infraestrutura, precisa ser uma vitória clara… tem que ser acima de cinco. Você não pode chegar lá com uma vitória pequena”.
Um sinal de que Romney não pode bobear em New Hampshire veio em pesquisa feita no Estado pela CNN, na noite de terça-feira, simultaneamente ao Caucus de Iowa. Romney é, disparado, o favorito, com 47% das intenções de voto, mas Santorum pulou dos 5% que tinha em dezembro para 10
%. Empolgado pelo resultado, Santorum já está a caminho de New Hampshire e promete lutar pela vitória. Se conseguir incomodar Romney novamente, a disputa dentro do Partido Republicano continuará aberta.
Foto: Charlie Neibergall e Charlie Riedel / AP (José Antonio Lima)

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |