terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

MUNDO: Meio-irmão de Kim Jong-un foi assassinado na Malásia, dizem autoridades

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Rede de televisão diz que Kim Jong Nam foi envenenado em aeroporto

Em 2001, Kim Jong-Nam, meio-irmão de Kim Jong-Un, chega a aeroporto de Narita - TOSHIFUMI KITAMURA / AFP

SEUL — O meio-irmão do líder norte-coreano, kim Jong-un teria sido assassinado na Malásia, segundo autoridades malaias. Os veículos de comunicação da Coreia do Sul adiantaram a história, citando fontes não identificadas. A polícia da Malásia havia dito, antes, apenas que um homem norte-coreano de cerca de 40 anos morreu no caminho do aeroporto de Kuala Lumpur ao hospital, após ter passado mal e pedido ajuda a funcionários.
A agência Younhap News diz que Kim Jong Nam teria sido morto na segunda-feira de manhã, sem oferecer mais detalhes. Já a TV Chosun, uma rede de televisão a cabo, separadamente afirmou que Kim teria sido envenenado com agulhas no aeroporto de Kuala Lumpur por duas mulheres.
Acredita-se que elas seriam norte-coreanas, segundo o depoimento de múltiplas fontes do governo da Coreia do Sul. E, segundo a rede de TV, teriam fugido de táxi logo após terem envenenado Nam.
Um empregado do hospital de Putrajaya disse que tratava-se de um coreano dissidente nascido em 1970 e com o nome de Kim. O irmão mais velho de Kim Jong-un era conhecido por ficar, na maior parte do tempo, fora do seu país de origem e viver praticamente em exílio, sobretudo, no território chinês de Macao.
O Ministério do Interior da Coreia do Sul disse que não podia confirmar os relatos. E a agência de Inteligência do país não estava disponível para comentários.
Em Seul, televisões transmitem notícia sobre suposta morte de Kim Jong-Nam - JUNG YEON-JE / AFP

Em 2001, Kim Jong Nam foi pego em um aeroporto japonês com um passaporte falso. Na ocasião, disse que tinha ido visitar a Disneyland de Tóquio. A partir de então, caiu em desgraça e deixou de ser considerado o potencial herdeiro do seu pai para liderar a Coreia do Norte.
Kim Jong Nam e Kim Jong-un são filhos do ex-líder Kim Jong Il, que morreu em 2011. Mas eles têm mães diferentes. Acredita-se que Nam fosse próximo do seu tio, Jang Song Thaek, que era o segundo homem mais poderoso da Coreia do Norte antes de ser executado sob as ordens de Kim Jong-un em 2013.
Hoje com cerca de 40 anos, ele disse várias vezes ao longo dos últimos anos que não tinha interesse em liderar seu país.
— Pessoalmente, sou contra uma sucessão de três gerações — disse, em 2010, a uma televisão japonesa, antes do seu irmão mais novo assumir o lugar do pai. — Eu espero que meu irmão mais novo faça o seu melhor pelo bem das vidas prósperas da Coreia do Norte.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |