sexta-feira, 7 de maio de 2010

POLÍTICA: Os palanques de Serra no Nordeste

Do blog do NOBLAT
Deu em O Globo

Ceará é o único estado onde Serra não terá apoio de candidato ao governo
De Adriana Vasconcelos:

Com o anúncio do lançamento da pré-candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ao governo de Pernambuco, ontem, o pré-candidato à Presidência do PSDB, José Serra, praticamente fechou todos os seus palanques no Nordeste.
O único estado da região onde Serra não deverá ter um candidato ao governo estadual é o Ceará: lá, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que já governou o estado por três vezes e disputará a reeleição, abrirá seu palanque para o presidenciável tucano.
Em sete dos nove estados nordestinos, o PSDB terá candidato próprio em apenas dois — Piauí e Alagoas. Nos demais, os palanques serão de candidatos aliados e até mesmo de partidos da base do governo Lula, como na Paraíba, com Ricardo Coutinho, do PSB.
A expectativa é que esse palanque de Serra no Ceará seja reforçado com parte dos chamados "órfãos" da candidatura de Ciro Gomes (PSB-CE), retirada da disputa após grande pressão do Palácio do Planalto.
A ex-mulher de Ciro, a senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), por exemplo, surpreendeu esta semana ao anunciar sua candidatura à reeleição, o que poderá tumultuar ainda mais a aliança que seu antigo cunhado e atual governador do Ceará, Cid Gomes, negocia com o PMDB e o PT.
Os peemedebistas negociam uma vaga de senador para o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o PT quer lançar a candidatura do ex-ministro José Pimentel ao Senado na chapa do governador do PSB.
Cid Gomes vinha hesitando em lançar dois candidatos ao Senado, por preferir uma aliança informal a favor de Tasso Jereissati. Sua situação poderá ficar mais desconfortável com a entrada da ex-cunhada na disputa.
Em Alagoas, o governador tucano Teotônio Vilela disputará a reeleição, e no Piauí o PSDB disputará a eleição com o ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes, que atualmente lidera as pesquisas de opinião.
Em outros três estados, os tucanos fecharam alianças com o DEM. Na Bahia, o palanque de Serra será o do ex-governador Paulo Souto; em Sergipe, o do ex-governador João Alves; e no Rio Grande do Norte o da senadora Rosalba Ciarlini. Os dois últimos lideram a disputa em seus estados.
No Maranhão, onde a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, enfrenta problemas por conta da recusa de seu partido em apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB), os tucanos anunciaram aliança em favor da candidatura do ex-governador Jackson Lago, do PDT.
Lago teve o mandato de governador cassado no ano passado, após vencer Roseana.

POLÍTICA: PMDB gaúcho deverá fechar com Serra

Do blog do NOBLAT
Deu em O Globo

Fogaça diz que seguirá o que partido decidir no Sul; já comando nacional dos peemedebistas apoia Dilma
De Isabel Marchezan:
O candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, José Fogaça, admitiu a possibilidade de apoiar a candidatura de José Serra à Presidência da República, apesar da aliança do PMDB nacional com Dilma Rousseff, do PT.
Defensor da tese de que o partido deveria ter um candidato próprio ao Planalto, Fogaça afirmou ontem de manhã, em entrevista à Rádio Gaúcha, que vai seguir a decisão que o PMDB do Rio Grande do Sul tomar em relação à campanha presidencial.
— Evidentemente, o partido vai se reunir no Rio Grande do Sul para tomar a sua posição. Eu sou do PMDB do Rio Grande do Sul e vou seguir o PMDB do Rio Grande do Sul — disse Fogaça na entrevista.
Líderes peemedebistas gaúchos afirmaram que, sem candidato próprio, a seção gaúcha do partido deve se aliar a Serra, mesmo que Michel Temer seja o vice na chapa de Dilma.
— É quase utopia ter candidatura própria. Se a gente botar em votação hoje, Serra ganha por larga diferença — afirmou o deputado estadual Alexandre Postal (PMDB-RS).

DIREITO: MP vai insistir no exame da vida pregressa dos candidatos


O procurador geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que o Ministério Público vai continuar insistindo na tese do exame da vida pregressa dos candidatos a cargos eletivos. Segundo ele, durante o processo eleitoral de 2010, em todo o país, os procuradores eleitorais vão atuar “tentando fazer prevalecer a consideração dos antecedentes dos candidatos”. Roberto Gurgel participou, nesta quinta-feira (6/5), do Congresso Brasileiro sobre Direito Eleitoral “Eleições 2010, Perspectivas e Desafios”, que acontece em Brasília.
Em março deste ano, o Ministério Público fez uma reunião de todos os procuradores eleitorais do país, para planejar a sua atuação nas eleições de 2010. De acordo com o procurador geral, o MP decidiu insistir na cobrança da ficha limpa dos candidatos. “Nosso maior inconformismo é com a amplitude da presunção de inocência tal como foi defendida pelo STF”, disse. Para Roberto Gurgel, mesmo no campo penal, “o Supremo leva longe demais o princípio da presunção da inocência e isso coloca em risco a própria efetividade da tutela penal. Se temos esse obstáculo da presunção de inocência no campo penal, com muito mais razão sustentamos ser indevido transpor isso para o campo eleitoral”.
O exame da vida pregressa dos candidatos é objeto do projeto de lei 518/09, conhecido como “ficha limpa”, que provoca fortes debates no Congresso Nacional. De iniciativa popular, atualmente com cerca de 2 milhões de assinaturas, o projeto representa a vontade da população em ver na vida política somente aqueles que não respondem a processos na justiça. De acordo com o Procurador Geral da República, nos últimos anos tem aumentado muito a quantidade de políticos eleitos apesar de suas “longas folhas penais e de improbidade administrativa”.
“Na medida em que se renovam as legislaturas, temos assistido um crescimento muito significativo da demanda penal no STF, porque chegam ao Congresso Nacional parlamentares com inúmeras ações penais, inquéritos em cursos, que se deslocam para o Supremo”, disse Roberto Gurgel. Segundo ele, os números ainda estão sendo levantados, mas “há cerca de 8 anos, isso é responsável pelo Supremo ter mudado o perfil. Antes, o Supremo tinha uma atuação na área penal extremamente reduzida, e agora tem uma atuação tão intensa que levou até à previsão, em lei, da figura do juiz instrutor para auxiliar os ministros nesse volume imenso de matéria penal”. Gurgel disse ainda que a situação “vem entulhando a PGR de um volume significativo nesse sentido”.
Roberto Gurgel disse ainda que, além da transferência de grande número de processos penais, dos tribunais para o STF, “o Ministério Público enfrenta crescentes dificuldades no Legislativo, porque o MP tem de promover ações penais e investigações envolvendo um número cada vez maior de parlamentares. O MP é uma instituição cada vez mais odiada no Legislativo e vão se multiplicando a cada dia as Iniciativas no sentido de podar atuações e prerrogativas do MP”. Para ele, a situação é compreensível porque há parlamentares sendo alvo dessas ações do MP. “Na medida em que tivermos uma composição mais adequada do Legislativo, evidentemente esse número de iniciativas seria menor e esse atrito das duas instituições também”.

POLÍTICA: Lula pretende manter Tuma Jr no cargo

De O FILTRO
Por meio de um ministro, o presIdente Luiz Inácio Lula da Silva disse que manterá o secretário nacional de Justiça, Tuma Jr no cargo. Suspeito de envolvimento com a mafia chinesa e flagrado por grampo da Polícia Federal negociando com um contrabandista chinês, Tuma deverá ser mantido no cargo a não ser que um “fato novo” apareça. Segundo reportagem da Folha, para Lula não há nessa investigação uma ilegalidade cometida por Tuma Jr, a quem o presidente considera “um bom policial”, de acordo com um auxiliar direto.

POLÍTICA: Lula é recordista em medidas provisórias


Nos últimos 88 meses, o presidente Lula se transformou no recordista absoluto na edição de medidas provisórias: até agora foram 385. Mesmo considerando a reedição ilimitada de MPs, banida pela emenda nº 32, de 2001, o presidente Lula ainda vence o ex-campeão Itamar Franco, que se utilizou do instrumento 363 vezes. A MP é exclusiva do presidente e só poderia ser usada em situações de emergência.

A lei proíbe

As MPs do presidente Lula já trataram da exportação de diamantes e da criação de estatais e cargos. Temas que não caracterizam "situação de emergência".

Comparação

Os ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor editaram 125 e 89 medidas provisórias cada, segundo levantamento do Diap.

GERAL: Tuma Júnior agiu para liberar contrabando, diz PF

Do POLÍTICA LIVRE

Relatório de inteligência da Polícia Federal coloca o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, como suspeito de ter usado o prestígio do cargo para liberar mercadorias apreendidas de um chinês investigado por contrabando e evasão de divisas. A suspeita é baseada numa sequência de telefonemas em que Tuma Júnior e seu braço direito no Ministério da Justiça, o policial Paulo Guilherme Mello, o Guga, tratam de assuntos de interesse do chinês Fang Ze, apontado nas investigações como integrante da rede de negócios de Li Kwok Kwen, ou Paulo Li, o homem que a PF diz ser um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo. Informações do R7.

SEGURANÇA: Hotel do Carmo sofre com violência no Pelô

Do BAHIA NOTÍCIAS


Os índices de violência no Centro Histórico são apontados como a causa da queda na ocupação no Hotel do Convento do Carmo – atualmente possui média abaixo de 50%, de acordo com o presidente do grupo Pestana na América Latina, Luigi Valle. No outro hotel administrado pelo grupo em Salvador, no Rio Vermelho, a ocupação ultrapassa os 70%. “Você que é baiano se sente seguro no Centro Histórico? Você não leva sua família para passear lá nos fins de semana. O turista também não se sente seguro lá”, diz Luigi. Ele reclama que fez um investimento alto no local, sob a crença na reestruturação do Centro Histórico. “O compromisso não foi cumprido, o turista estrangeiro tem a sensação de insegurança”, disse. “Da restauração do Pelourinho para cá houve uma redução de 50% no número de policiais”, aponta o presidente do Conselho Baiano do Turismo, Silvio Pessoa. “Ninguém está satisfeito com o Pelourinho”, completa. O ex-secretário do Turismo, Domingos Leonelli, lembra que houve mesmo uma redução. “Houve uma recomposição nos últimos anos, mas o policiamento ainda não retornou aos níveis da época da restauração”, diz. De acordo com o capitão Marcelo Pita, da comunicação da Polícia Militar, houve uma redução em decorrência da redistribuição de parte dos homens em companhias independentes (CIPM). “Os policiais foram distribuídos por aquela região mesmo”, informa. Informações do A Tarde.

POLÍTICA; César Borges diz que Bahia está “cansada da lerdeza” de Wagner

Do POLÍTICA LIVRE

O senador César Borges (PR), pré-candidato à reeleição na chapa majoritária do deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB), voltou à carga contra o ex-aliado e atual governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Em evento no município de Saúde, Borges afirmou que a Bahia está cansada da “lerdeza” da administração petista. Em tom de provocação aos adversários, o senador disse que o deputado federal e ex-ministro do governo Lula é o nome mais forte na disputa ao governo baiano.
“Geddel está conhecido como o trator. Acredito na vitória de Geddel já no primeiro turno”, afirmou Borges. César Borges, fiel aliado de Antonio Carlos Magalhães ao longo de décadas na Bahia, recebeu em março um convite de Jaques Wagner para integrar sua chapa nas eleições deste ano. O acordo, inicialmente alvo de resistência no PT e partidos à esquerda, foi assimilado, mas não seguiu em frente. Logo depois, o senador fechou aliança com Geddel, principal adversário de Wagner na disputa ao Palácio de Ondina. (Terra)

DIREITO: TRE proíbe adesivos de Paulo Souto

Do BAHIA NOTÍCIAS

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou nesta quinta-feira (6), por meio de liminar, que o presidente do Partido Democratas (DEM), Paulo Souto, retire de circulação, no prazo máximo de 48 horas, os adesivos com a mensagem “Paulo Souto. Nesse eu confio”, que foi considerado pela Corte propaganda eleitoral antecipada. O descumprimento da ordem acarretará em pena de multa diária no valor de R$ 1 mil. A liminar é resultado de representação protocolada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA) no final de abril. O Tribunal determinou também a suspensão de toda e qualquer distribuição do referido material. Na apuração, o TRE constatou a intenção do segundo representado na ação, Raimundo Dias Viana, em promover a candidatura de Souto por meio do adesivo afixado em seu próprio veículo. Para o procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, não há dúvidas de que o objetivo da propaganda é lançar, de forma ostensiva e prematura, a candidatura de Paulo Souto ao governo estadual. "A veiculação dos adesivos se constitui em verdadeira burla à legislação, ao difundir, em época proibida, o nome de um eventual candidato, com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante o período de campanha eleitoral, além de acarretar franca desvantagem aos demais concorrentes", afirma o procurador. A PRE aguarda, agora, o julgamento do mérito da representação, na qual pediu a condenação de Souto e de Viana ao pagamento de multa, que pode variar entre cinco mil e R$ 25 mil.

GESTÃO: PMDB diz ter alertado sobre problemas no Terminal Náutico da Bahia

Do POLÍTICA LIVRE

O PMDB afirmou, por meio de nota, que os atuais problemas do píer do Terminal Náutico da Bahia, ameaçado de ter suspensa a sua operação, já haviam sido detectados pela legenda desde 2008, quando o partido ocupava a Secretaria Estadual de Infraestrutura. O então secretário peemedebista Batista Neves teria enviado à Casa Civil do governo do estado, no dia 25 de setembro de 2008, um ofício encaminhando a minuta de projeto de lei propondo a reestruturação do Sistema de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Veículos.

GERAL: Leia o Jornal da Metrópole on line

Do BAHIA NOTÍCIAS



Na edição desta semana do Jornal da Metrópole, há a denúncia de que a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) cancelou um contrato de R$ 500 mil para contemplar outra empresa, que tem ligações com uma diretora do órgão, pagando pelo mesmo serviço cerca de R$ 4 milhões. O jornal trás ainda uma matéria que denuncia o gasto de R$ 500 mil que teve o governo do Estado para organizar a Parada Disney, que já tem patrocínio da Nestlé. Há ainda o descontentamento da população de São Cristóvão, que esperam há mais de um ano pela instalação de uma passarela.

DIREITO: Defensoria propõe uma ação civil pública contra a Coelba

Do POLÍTICA HOJE

A Defensoria Pública do Estado está dando entrada em uma ação civil pública com pedido liminar de tutela antecipada contra a Coelba por prática abusiva de cobrança nas faturas de energia elétrica. A decisão foi divulgada na quinta-feira (6), pela defensora especializada em defesa do consumidor, Marta Torres, após análise dos casos registrados no órgão, ao longo das três últimas semanas. As informações são do jornal A Tarde.

GREVE: TRE-BA entrou em greve por tempo indeterminado

Do POLÍTICA HOJE

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) entrou em greve nesta sexta-feira (7) por tempo indeterminado. Os funcionários do órgão aderiram a um movimento nacional dos servidores do Poder Judiciário Federal do Brasil, que lutam pela aprovação do Plano de Cargos e Salários PCS e pelo veto ao Projeto de Lei 549/09, do governo federal, que prevê o congelamento dos salários e todas as despesas com pessoal (gasto em folha, realização de novos concursos etc) por dez anos.
Em contato com o Política Hoje, o coordenador geral dos Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindijuf-BA), Rogério Fagundes, assegurou que, com base na Lei Federal 7783/89, o atendimento mínimo continua sendo feito, mas por um número reduzido de servidores, o que aumenta o tempo de espera.
Fagundes disse que haverá a votação do PCS na próxima quarta-feira (12), na Câmara dos Deputados, em Brasília, quando será realizada uma reunião com representantes dos servidores de todo o país para discutir se a greve será mantida. (Romulo Faro)

POLÍTICA: Em ano eleitoral, governo ''turbina'' Farmácia Popular

Do POLÍTICA HOJE

A cinco meses das eleições e a oito do fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo decidiu turbinar o programa social campeão de preferência da população: o Farmácia Popular. A meta é chegar, até dezembro, a 15 mil pontos credenciados para a venda de medicamentos mais baratos.
O número representa um aumento de 39% em relação ao ano passado, quando havia no País 10.790 farmácias associadas. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

DIREITO: STJ garante restituição a segurado que contribuiu para plano facultativo

Por unanimidade, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que é devida a devolução dos valores recolhidos a título de contribuição previdenciária pelo contribuinte que, em 2002, após ter sido negado o pedido de aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passou a contribuir na qualidade de segurado facultativo até que a decisão administrativa fosse revista pelo Poder Judiciário, o que ocorreu em 2007. O STJ rejeitou o recurso interposto pela Fazenda Nacional, mantendo entendimento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Na decisão do TRF4, ficou garantida a restituição dos valores pagos de acordo com a lei. No entanto, a Fazenda Nacional, em recurso, alegou a impossibilidade da devolução dos valores em questão. Segundo ela, a lei autorizaria a repetição tão somente na hipótese de pagamento indevido, o que não se aplicaria ao caso, pois o segurado aderiu livremente ao regime facultativo de previdência social.
O ministro Castro Meira, em voto, ressaltou que a adesão do contribuinte à previdência como segurado facultativo, ainda que figurasse como um ato espontâneo, decorreu do equivocado indeferimento do seu pedido de aposentadoria pelo INSS, tendo por finalidade acautelar-se de possíveis prejuízos, como a sujeição a novo período de carência, entre outros.
O ministro entendeu que a adoção da tese da Fazenda pelo Judiciário significaria não somente a confirmação da submissão do segurado a uma cobrança indevida, como também representaria verdadeira autorização ao enriquecimento ilícito da autarquia previdenciária, na medida em que ela lucrou receitas extras em razão do ato administrativo viciado.

DIREITO: STJ - Prazo para servidor pedir reposição salarial é de cinco anos

Para ter direito ao reajuste residual de 3,17%, referente à Unidade Real de Valor (URV), o servidor público tem prazo de cinco anos ou de dois anos e meio para recorrer à Justiça? A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) modificou o entendimento que prevalecia no Tribunal e adotou o posicionamento da Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (TNU), que passou a vigorar depois da edição da Medida Provisória (MP) n. 2.225-45/2001. Assim, por unanimidade, a Terceira Seção negou o pedido feito pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entendendo que o servidor tem cinco anos para propor uma ação com o intuito de obter a reposição salarial.
Esse reajuste de 3,17% refere-se à criação, por medida provisória, da URV, instituída em 1994, como método preparatório para implantação do programa de estabilização econômica do Plano Real. Essa MP foi reeditada e alterou várias leis, causando impacto no salário dos servidores.
A divergência do caso refere-se aos efeitos do prazo prescricional (ou seja, à perda do direito do servidor de propor ação judicial pelo decurso do prazo legal), se este começa a contar pela metade, conforme estabelece o artigo 9º do Decreto n. 20.910/32, ou se continua a ser quinquenal, como estabelece a Súmula n. 85 do STJ.
No caso analisado pelo STJ, a Funasa sustentou que o entendimento da TNU, em relação à contagem do prazo prescricional após a edição da MP n. 2.225-45/2001, divergia da orientação do STJ. Para a Quinta Turma do STJ, esse prazo era de apenas dois anos e meio.
Ao modificar esse posicionamento, o relator, ministro Arnaldo Esteves Lima, destacou que, assim como ocorreu no caso dos 28,86%, os diversos órgãos da Administração Pública Federal deixaram de incorporar aos vencimentos dos servidores o percentual devido a título de 3,17%, descumprindo a medida provisória de 2001. Como a ação foi ajuizada em abril de 2004, ou seja, antes da edição da MP completar cinco anos, não havendo prescrição sobre quaisquer diferenças, os efeitos financeiros devem retroagir a janeiro de 1995. Os outros ministros da Terceira Seção acompanharam o voto do relator.

DIREITO: STJ - Prazo para consumidor cobrar gasto com rede de energia é quinquenal

É de cinco anos o prazo para o consumidor cobrar de concessionárias de energia elétrica a devolução de valores gastos em implantação, melhoria e expansão da rede, devendo o prazo quinquenal ser contado, na ausência de contrato ou convênio, a partir do desembolso da quantia. Com essa consideração, o desembargador convocado Honildo de Mello Castro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deferiu liminar em reclamação a um consumidor do Rio Grande do Sul, determinando, ainda, a suspensão de todos os processos que discutam o mesmo tema.
A reclamação foi proposta por Ademar Alves de Oliveira contra a Terceira Turma Recursal do Juizado Especial Cível do Rio Grande do Sul. Em suas alegações, afirmou que o colegiado gaúcho, aplicando a Súmula n. 16 das Turmas Recursais, acolheu a prescrição trienal, em processo no qual o consumidor pretendia a devolução de valores gastos com implantação de energia elétrica.
Segundo afirmou o consumidor, na reclamação, tal decisão divergiu de jurisprudência pacífica do STJ, que definiu a prescrição quinquenal nesses casos. “A Turma Recursal, ora reclamada, continua a desafiar as decisões do STJ porque novamente aplicou a malfadada prescrição de três anos ao caso, quando a prescrição aplicável é a de cinco anos”, afirmou o relator. Lembrou, ainda, que decisão anterior do ministro Fernando Gonçalves, na Reclamação n. 3.764, já havia deferido liminar e determinado a suspensão de todos os processos com a mesma controvérsia.
Na ocasião, o ministro admitiu a reclamação, considerando ter havido afronta ao entendimento do STJ. “Em caso como tais, que envolvem dívidas líquidas documentadas, em que a obrigação é certa quanto à existência e determinada quanto ao objeto, o novo Código Civil estabeleceu especificamente que a prescrição aplicável à pretensão do respectivo titular ocorre no prazo de cinco anos, a partir do vencimento da obrigação, consoante prevê o artigo 206, parágrafo 5º, inciso I”, observou Fernando Gonçalves.
Ao julgar agora o mesmo tema, o desembargador convocado Honildo de Mello Castro deferiu a liminar no caso específico e ratificou a determinação de suspensão de todos os processos que envolvam a mesma controvérsia, até julgamento do mérito pelo STJ. “Observa-se, em análise preliminar, que a Egrégia Turma Recursal do Juizado Especial Cível do Estado do RS permanece não interpretando o direito federal consoante orientações desta Egrégia Corte Superior, nem mesmo cumprindo determinação proferida em sede de reclamatória, com efeito erga omnes, lamentavelmente”, considerou.
O ministro determinou, ainda, a comunicação dessa decisão e solicitou informações ao presidente do TJRS, ao corregedor-geral de Justiça e ao presidente da Turma Recursal ora reclamada. Em seguida, o processo segue para o Ministério Público Federal, que vai dar parecer sobre o caso.

DIREITO: TSE decide que nova análise de contas pelo Legislativo não tem efeitos sobre registro de chefe do Executivo

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu por unanimidade, na sessão administrativa desta quinta-feira (6), que se o Poder Legislativo revogar, por critérios de oportunidade e conveniência, decreto próprio que analisou as contas do chefe do Poder Executivo, reabrir o processo de apreciação de contas e editar novo decreto legislativo, este último não terá efeitos sobre o registro de candidatura daquele chefe do Poder Executivo.
Assim, para a Corte eleitoral, no momento da análise do registro de candidatura, vale a primeira avaliação realizada pelo Legislativo sobre as contas do chefe do Executivo. Tal entendimento evita que o status da verificação das contas - aprovadas ou reprovadas - sofra alteração na medida em que houver mudanças na composição do Legislativo.
Desse modo, a Corte respondeu somente a segunda das três perguntas feitas na consulta do deputado Marcio Luiz França Gomes (PSB-SP) ao Tribunal.
O relator da consulta, ministro Marcelo Ribeiro, votou ainda pelo não conhecimento da primeira e da terceira perguntas formuladas pelo parlamentar, no que foi também acompanhado pelo plenário do Tribunal.
A íntegra da consulta feita pelo deputado federal é a seguinte:
1. Se o Poder Legislativo anular decreto legislativo que analisara as contas de Chefe do Poder Executivo, quando identificado vício em sua formação e por ato motivado, reabrindo o processo de apreciação de contas e se exarando novo decreto legislativo, este último terá efeitos sobre o registro daquele Chefe do Poder Executivo?
2. Se o Poder Legislativo revogar decreto legislativo que analisara as contas do Chefe do Poder Executivo, por critérios de oportunidade e conveniência, reabrindo o processo de apreciação de contas e exarando novo decreto legislativo, este último terá efeitos sobre o registro daquele Chefe do Poder Executivo?
3. Se o Poder Legislativo anular ou revogar decreto legislativo que analisara as contas de Chefe do Poder Executivo, reabrindo o processo de apreciação de contas, mas não exarando novo decreto legislativo, tal situação terá efeitos sobre o registro daquele Chefe do Poder Executivo?

DIREITO: TSE - Prazo para o MPE questionar doação acima do limite legal é 180 dias

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por maioria de votos durante a sessão desta quinta-feira (6) que o Ministério Público Eleitoral tem até 180 dias após a diplomação do candidato para ajuizar representação em casos de doações acima do limite legal.
A definição ocorreu no julgamento de um Recurso Especial Eleitoral (Respe) em que o MPE acusa a empresa Votorantim Cimentos Brasil S.A de desrespeitar o limite de doação a campanhas eleitorais. Isso porque, em 2006, a empresa teria ultrapassado o teto de 2% do faturamento bruto do ano anterior, para doações eleitorais, somando um total de R$ 265 mil, que foram distribuídos entre os candidatos César Luiz Gonçalves, Eduardo Francisco Sciarra, Max Rosenmann e Roberto Requião de Mello e Silva. Neste caso, a lei prevê multa de cinco a dez vezes a quantia em excesso.
No entanto, o MPE propôs a ação apenas no dia 6 de maio de 2009, mais de dois anos após a diplomação dos eleitos. Numa primeira análise, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou o recurso por considerar que só poderia ter sido proposto até a data da diplomação.
O MPE recorreu ao tribunal superior, e o então relator do caso, ministro Felix Fischer, apresentou seu voto no sentido de que o prazo para propor a ação seria de 15 dias após a diplomação.
Ao retornar o julgamento do caso na sessão de hoje, a Corte dividiu-se em três teses: a primeira, apresentada pelo ministro Felix Fischer, adotava o prazo de 15 dias a partir da diplomação (artigo 30-A da lei 9.504/97) para que o MPE pudesse questionar o excesso na doação; já a segunda, sustentada pelo ministro Ayres Britto e apoiada pelo ministro Arnaldo Versiani, apontava que o MPE teria até o fim do mandato do candidato beneficiado com a doação para contestá-la e, por fim, o entendimento prevalecente, liderado pelo ministro Marcelo Ribeiro, perfilhou o prazo de 180 dias, previsto no artigo 32 da lei das eleições (9.504/97), como sendo o mais razoável, uma vez que 15 dias seria um período muito curto e até o fim do mandato poderia se chegar a um prazo de oito anos (mandato do Senador).
Esta última proposta teve adesão dos ministros Hamilton Carvalhido, Cármen Lúcia e Marco Aurélio.
Divergência
O ministro Ayres Britto, em sessão anterior, já havia iniciado a divergência ao defender que até o final do mandato do candidato eleito é possível apresentar a ação. Nesse sentido, foi seguido pelo ministro Arnaldo Versiani, que trouxe hoje um voto-vista, apoiando a possibilidade de propor a ação enquanto durar o mandato.
Para Versiani, não se pode aplicar os mesmos prazos aplicáveis a outras espécies de representação porque não se trata de examinar a regularidade da prestação de contas dos candidatos e dos partidos. Isso porque a prestação pode ser absolutamente regular, ser aprovada pela Justiça Eleitoral e mesmo assim haver irregularidade da doação por não observância dos limites legais.
“Essa não observância em si não acarretará sanção ao candidato ou ao partido, mas sim ao doador, sem que essa irregularidade possa macular essa prestação de contas”, destacou.
Versiani explicou ainda que para ajuizar a ação é indispensável o conhecimento de alguns dados que só a Receita Federal detém a partir da declaração de imposto de renda. E, no caso de pessoa jurídica, a declaração deve ser entregue até o último dia útil do mês de junho de cada ano, logo, um prazo demasiadamente curto inviabilizaria a ação por falta de informações imprescindíveis para o seu ajuizamento.
Maioria de votos
A tese vencedora, porém, foi do ministro Marcelo Ribeiro, que citou o artigo 32 da Lei 9.504/97, segundo o qual o prazo é de 180 dias. A justificativa seria o fato de esse dispositivo determinar que até 180 dias após a diplomação os candidatos e os partidos conservarão a documentação concernente às suas contas.
“Então, se eles têm que conservar a documentação nesse período, a meu ver, não é importante a declaração de imposto renda, é importante a documentação do partido ou candidato porque quando apresenta as contas tem que informar as doações que recebeu”, disse.
O entendimento foi seguido pelos ministros Marco Aurélio, Cármen Lúcia Antunes Rocha e Hamilton Carvalhido. Este último ressaltou que o prazo de 180 dias se encaixa melhor nos ditames constitucionais, pois o prazo durante todo o mandato seria uma “demasia que se aproxima da desproporcionalidade”, uma vez que o mandato de um senador, por exemplo, é de oito anos.
Ao final do julgamento, o ministro Arnaldo Versiani informou que fará uma alteração na Resolução 23.193, que trata de representações, reclamações e pedidos de resposta para fixar o prazo de 180 dias e tornar mais transparente a decisão de hoje.
Com esse resultado, a ação do MPE contra a empresa Votorantim ficou prejudicada.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

MUNDO: Inglaterra - Resultado de boca de urna da eleição

Do blog do NOBLAT
De O Globo:

Projeções divulgadas pelas redes de TV britânicas com base em sondagens sugerem que David Cameron venceu as eleições britânicas realizadas nesta quinta-feira, conquistando o maior número de assentos do Parlamento.
O Partido Conservador, no entanto, teria ficado longe de obter a maioria necessária para controlar a Casa e governar o país sem a necessidade de buscar alianças com outros grupos.
De acordo com os resultados da pesquisa de boca de urna, Cameron teria levado 307 cadeiras da Câmara dos Comuns, menos do que os 326 assentos necessários para uma maioria. Gordon Brown e os Trabalhistas teriam conquistado 255 assentos; Nick Clegg e os Liberais-Democratas, apenas 55. Os outros partidos teriam somado, juntos, 29 assentos.
Confirmados estes resultados, dois cenários podem surgir: o primeiro-ministro Gordon Brown pode renunciar ou tentar permanecer como líder e buscar um acordo no qual os pequenos partidos o apóiem.
Leia mais em
Boca de urna: Conservadores vencem, mas não conseguem maioria dos assentos do Parlamento

MERCADO FINANCEIRO: Bovespa fecha em forte queda. Dólar vai a R$ 1,85

Do BAHIA NOTÍCIAS

Em um dia marcado pelo pânico nos mercados internacionais, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em forte queda nesta quinta-feira (6). O Ibovespa, perdeu 2,31%, para 63.414 pontos. O volume financeiro da bolsa brasileira foi de R$ 10,6 bilhões. O dólar terminou o dia com forte alta, de 2,94%, vendido a R$ 1,851. A cotação é a maior desde 12 de fevereiro, quando terminou cotado a R$ 1,859

POLÍTICA: Esquerda Democrática do PMDB implanta núcleo em Salvador

Do POLÍTICA LIVRE

A Esquerda Democrática (ED) do PMDB promove evento neste sábado às 14 horas, no Golden Park Hotel, para implantar seu núcleo em Salvador. Na oportunidade será empossada a coordenação do grupo formada por coordenador municipal, secretário e tesoureiro. São esperados lideranças e multiplicadores de Salvador, região metropolitana e interior do Estado. A proposta do grupo é de implantar, inicialmente, núcleos em mais 20 cidades consideradas chave na Bahia. A ED integrou-se ao PMDB como uma corrente que faz política a partir de princípios e ideais de esquerda, formada por membros que nos últimos tempos fizeram parte do PSB e de outros partidos.

POLÍTICA: Tarso confirma que sabia sobre caso Tuma Júnior

Do POLÍTICA LIVRE

O ex-ministro da Justiça Tarso Genro confirmou que, quando ainda estava no governo federal, foi procurado pelo secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, que lhe passou a informação de que estaria sendo grampeado pela Polícia Federal (PF). O ex-ministro conta que, na ocasião, aconselhou Tuma Junior a procurar a corporação para prestar esclarecimentos. Segundo o ex-ministro, é dever da PF investigar qualquer pessoa, independentemente de quem seja, quando houver qualquer indício de delito. Tarso é pré- candidato ao governo do Rio Grande do Sul e pediu para sua assessoria repassar seu posicionamento à imprensa, sem dar entrevistas. (Agência Estado)

DIREITO: STJ - Limite de 65 anos para vagas em TRT se aplica somente ao quinto

O limite de idade estabelecido na Constituição Federal para ingresso nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) não deve ser imposto para os magistrados de carreira, que podem chegar à segunda instância da Justiça Trabalhista por meio de promoções, ainda que tenham mais de 65 anos. A decisão é da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Por cinco votos a quatro, os ministros garantiram a permanência de um juiz na lista tríplice do TRT da 21ª Região (Rio Grande do Norte), para preenchimento de vaga pelo critério de antiguidade. Por contar com 67 anos à época da abertura da vaga, o juiz teve o nome excluído da relação pelo ministro de Estado da Justiça. Inconformado, recorreu ao STJ.
O assunto gerou polêmica na Terceira Seção, refletida pelo escore do julgamento. O entendimento que prevaleceu foi o do relator, ministro Jorge Mussi. Com ele votaram os ministros Nilson Naves, Arnaldo Esteves Lima e Napoleão Nunes Maia Filho, além do desembargador convocado Celso Limongi.
Para a maioria dos ministros, o limite de idade previsto no artigo 115 da Constituição aplica-se somente às vagas destinadas ao quinto constitucional (vagas destinadas aos advogados), em face do direito do magistrado à promoção na carreira até o tribunal a que pertence, assegurada no artigo 93, também da Constituição.
O ministro Mussi concluiu que esta é “a única interpretação que responde ao espírito constitucional”. O ministro citou debates ocorridos durante julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), da Reclamação n. 2.772. Na ocasião, apesar de não firmarem posição a respeito, os ministros do STF deram a entender que trilhariam esta solução quando enfrentassem o tema.
Divergência
A carreira de juiz do trabalho é composta de três classes: substituto, presidente de Junta de Conciliação e Julgamento e de TRT. O primeiro voto divergente foi do ministro Felix Fischer, que destacou exatamente este aspecto: na magistratura trabalhista, o juiz é promovido de substituto diretamente a titular. Conforme o ministro, a promoção ao TRT não se dá num estágio avançado de idade, como ocorre, por exemplo, na magistratura estadual.
O ministro Fischer ainda assinalou que o precedente do STF reportado pelo ministro Jorge Mussi tratava de caso distinto do analisado nesta ocasião pelo STJ: naquele caso, o juiz indicado para figurar na lista contava 65 anos quando da abertura da vaga para o TRT; aqui, já contava com 67 anos. Para o ministro Fischer, a literalidade do artigo 115 da Constituição não deixa margem para excluir o requisito etário dos candidatos oriundos da carreira judicial.
Acompanharam esse entendimento os ministros Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes, além do desembargador convocado Haroldo Rodrigues.

DIREITO: Relação afetiva paralela a casamento não constitui união estável

Ainda que tenha perdurado por longo período (30 anos) e tenha resultado em filhos comuns, a relação afetiva paralela a casamento que jamais foi dissolvido (mantido por mais de 50 anos) não constitui união estável, mesmo que homologada a separação judicial do casal, considerado o fato de que o marido jamais deixou a mulher. Esse foi o entendimento majoritário da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que acompanhou o voto-vista da ministra Nancy Andrighi. Ficou vencido o relator original da matéria, ministro Massami Uyeda.
No caso, L. ajuizou ação de reconhecimento de união estável pos mortem contra os herdeiros do falecido O. Ele havia deixado três netos do casamento com M. e quatro filhos da união afetiva com L. O falecido casou com M. em 1946 e manteve o matrimônio até 1983, quando se separou judicialmente, muito embora jamais tenha deixado o lar conjugal, até a sua morte, em 2000. Paralelo ao casamento, O. manteve relacionamento afetivo com L., que anteriormente foi sua secretária, com quem teve quatro filhos, ao longo da década de 70.
Os netos alegaram que o seu avô não teria se separado de fato da avó e que esta foi quem o ajudou a construir seu patrimônio. Afirmaram também que o patrimônio do falecido teria diminuído após o novo relacionamento, que classificaram como “concubinato impuro”. Em primeira instância, a união estável foi reconhecida. Houve recurso ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que, por sua vez, entendeu que não houve comprovação dos requisitos necessários à configuração da união estável, em especial a posse do estado de casados, tendo em vista a continuidade da vida conjugal mantida entre O. e M.
A companheira recorreu ao STJ, com a alegação de que teria havido ofensa ao artigo 1º da Lei n. 9.278/96, que estabelece os requisitos da união estável. Também afirmou haver dissídio jurisprudencial com diferentes julgados no STJ. No seu voto, o ministro relator Massami Uyeda considerou haver união estável e que o fato de não haver coabitação não impediria o seu reconhecimento.
Entretanto, no seu voto-vista, a ministra Nancy Andrighi afirmou que, embora seja um dado relevante para se determinar a intenção de construir uma família, a coabitação não é requisito essencial para a caracterização de união estável, mas no caso, conforme descrição fática feita pelo tribunal estadual – que não pode ser reexaminada pelo STJ –, não houve comprovação da intenção do falecido de constituir com L. uma família, com aparência de casamento, pois ele não se divorciou nem passou a coabitar com ela; ao contrário, manteve a relação marital com M., jamais deixando o lar conjugal.
A ministra apontou que, pelo artigo 1.571, parágrafo 1º, do Código Civil, o casamento só é desfeito pelo divórcio ou pela morte de um dos cônjuges. “Na hipótese de separação judicial, basta que os cônjuges formulem pedido para retornar ao status de casados”, comentou. Também destacou que especulações a respeito do fato de que o falecido e a ex-mulher não dormiam no mesmo quarto e já não mais manteriam relações sexuais violariam direitos fundamentais, porque “os arranjos familiares, concernentes à intimidade e à vida privada do casal, não devem ser esquadrinhados pelo Direito, em hipóteses não contempladas pelas exceções legais (...) no intuito de impedir que se torne de conhecimento geral a esfera mais interna, de âmbito intangível da liberdade humana, nesta delicada área da manifestação existencial do ser humano”, afirmou a ministra.
O desembargador convocado Paulo Furtado acrescentou ainda que o que ocorria no caso era uma “poligamia” e que o desejo do falecido era realmente conviver com as duas. A Terceira Turma seguiu o entendimento da ministra.

DIREITO: STJ - Natanael José da Silva, conselheiro do TC de Rondônia, é condenado a 14 anos de prisão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou o ex-deputado estadual Natanael José da Silva a 14 anos e oito meses de prisão em regime inicialmente fechado, perda do cargo público de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e ao pagamento de 170 dias-multa (R$ 86.700,00). O processo penal que o condenou pela prática dos crimes de peculato (apropriação e desvio), supressão de documento e coação no curso do processo foi concluído na noite desta quarta-feira (5) pela Corte Especial do STJ, após mais de seis horas de julgamento.
Em minucioso voto, a relatora da ação penal, ministra Eliana Calmon, reiterou os argumentos apresentados em 2005 quando a Corte Especial recebeu a denúncia do Ministério Público estadual contra Natanael José da Silva e outros quatro acusados. Novamente, a relatora ressaltou a gravidade dos crimes comprovadamente cometidos pelo então presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Por unanimidade, o ex-deputado estadual foi condenado a quatro anos e oito meses de reclusão pelo crime de peculato-apropriação (artigo 312 do Código Penal); três anos e oito meses por peculato-desvio (previsto no mesmo artigo 312); dois anos e oito meses por coação no curso do processo judicial (artigo 344 c/c art. 61, II, "d", do Código Penal) e três anos e oito meses de reclusão por supressão de documento público (artigo 305 c/c art. 61, II, "b" e "d") e mais o pagamento de 170 dias-multa, cada um no equivalente a uma vez o salário-mínimo.
No mesmo julgamento, o então diretor financeiro da Assembleia, Francisco de Oliveira Pordeus, foi condenado a três anos e seis meses de reclusão e 100 dias-multa (R$ 51.000,00) pelo crime de peculato-apropriação; e o coronel da Polícia Militar Evanildo Abreu de Melo a dois anos e seis meses de reclusão e 20 dias multa (R$ 10.200,00) por supressão de documento público. Nos dois casos, as penas foram substituídas por prestação de serviços à comunidade e limitação de fim de semana a ser cumprida no departamento do Corpo de Bombeiros localizado no Município de Porto Velho (RO).
A funcionária da distribuidora de bebidas São Miguel Arcanjo (Dismar) Irene Becária de Almeida Moura e o tenente-coronel da Polícia Militar Vitor Paulo Riggo Ternes foram absolvidos por falta de provas.
Questão de Ordem
O julgamento começou com uma questão de ordem suscitada pela relatora. A ministra informou ao colegiado que a defesa apresentou uma petição comunicando que Natanael teria confirmado na última segunda-feira (dia 3) o pedido de exoneração do cargo de conselheiro do TCE formulado em 31 de março, e requereu que a ação fosse devolvida para o Juízo de primeiro grau em razão da perda do foro privilegiado, já que o caso foi deslocado para o STJ em razão da nomeação do então deputado para o cargo de conselheiro. A tentativa não vingou.
Para a relatora, a conduta do denunciado está impregnada de evidente má-fé, já que a denúncia contra o acusado foi recebida pela Corte Especial em 1º/6/2005 (há quase cinco anos) e somente no dia 3 de maio do corrente ano, quando já realizada toda a instrução criminal e incluído o feito em pauta, o réu concretizou o pedido de exoneração do cargo de conselheiro, com o claro propósito de protelar a aplicação da lei penal e evitar o julgamento pelo STJ, com risco evidente de prescrição de alguns crimes apurados na instrução, afirmou a ministra.
A Corte Especial acompanhou os argumentos da relatora e concluiu que o pedido de exoneração de cargo que atribui ao réu prerrogativa de foro perante o STJ não inibe o Tribunal de exercer sua competência nos casos em que o feito criminal já tenha sido incluído em pauta de julgamento. Para os ministros, manobras como esta não merecem a chancela do Poder Judiciário, sob pena de inviabilizar a prestação jurisdicional e privilegiar o interesse particular em detrimento do interesse público. Além disso, o pedido de exoneração ainda não teria sido publicado em diário oficial na data do julgamento da ação penal pelo STJ.
Principais argumentos
Segundo Eliana Calmon, utilizar o cargo público para apropriar-se de dinheiro do erário, desviar verbas para atender a interesse próprio, impedir o cumprimento de ordem judicial com o emprego de violência e destruir provas são condutas de extrema gravidade que merecem exemplar reprimenda por parte do Poder Judiciário.
A ministra ressaltou que as provas dos autos demonstram que o réu agiu com o firme propósito de impedir o acesso das autoridades aos documentos que o incriminassem pela prática dos delitos imputados na denúncia e que ao opor-se à ordem judicial expedida por Juiz de Direito regularmente investido na função jurisdicional, ele atentou contra um dos Poderes da República.
Para a relatora, o emprego de violência e de grave ameaça contra agentes públicos incumbidos de executar a ordem judicial também revelou o total desprezo do réu para com a integridade física dos servidores públicos.
Os fatos
Segundo os autos, em fevereiro de 2001, Natanael e Francisco de Oliveira Pordeus, então diretor-financeiro da Assembleia, emitiram cheque da Casa Legislativa no valor de pouco mais de R$ 601 mil em favor da própria Assembleia. No verso do documento, uma anotação indicava que a ordem de pagamento destinava-se a cobrir a folha de pagamento dos servidores comissionados do órgão.
Entretanto Pordeus, em posse do cheque, sacou no mesmo dia da emissão R$ 1,315 milhão e acertou com os funcionários do banco que o restante deveria ser entregue à empresa Dismar (Distribuidora de Bebidas São Miguel Arcanjo), que tinha Natanael como sócio majoritário, com 85% das cotas sociais.
Pedida e autorizada a quebra do sigilo bancário da conta da Assembleia, descobriram-se 55 cheques, no valor de R$ 207 mil, emitidos entre janeiro e abril de 2001, desviados para a conta da Dismar. Todas as pessoas identificadas nos cheques nominais como beneficiárias dos pagamentos afirmaram ignorar inteiramente a existência das ordens ou de vínculo contratual com a Assembleia.
A partir dessas informações, foi solicitada a busca e a apreensão dos documentos contábeis da Assembleia referentes aos pagamentos indevidos. Obtida a ordem, os oficiais de justiça procederam à busca e apreensão de computadores e documentos sem resistência alguma, até a chegada de Natanael. "Tomado de ira e rodeado de seguranças da Assembleia Legislativa e de policiais militares armados, passou a ofender e ameaçar os oficiais de justiça e demais servidores da Justiça e do Ministério Público que acompanhavam a diligência, afirmando que nenhum documento seria retirado da Assembleia e que os seguranças estavam instruídos para atirar no caso de insistência. Instaurou-se, a partir daí, grande tumulto, principalmente quando foi cortada, propositalmente, a energia elétrica do prédio".
Os oficiais de justiça foram "fisicamente contidos" pelos policiais militares e agentes de segurança da Casa Legislativa denunciados. Acatando a ordem manifestamente ilegal do presidente da Assembleia, postaram-se à frente dos servidores da Justiça e do MP que acompanhavam o cumprimento do mandado judicial.
Natanael, ameaçando com a possibilidade de os policiais atirarem em quem tentasse sair com documentos, trancou a todos em uma sala por mais de uma hora. Enquanto trancados, os servidores presenciaram a destruição dos três computadores apreendidos realizada por Natanael, que também tomou a caixa com os documentos apreendidos e lançou-a em uma passagem que dá acesso ao poço de ventilação, tendo em seguida ateado fogo nos documentos, destruindo-os.
Chamados pelos membros do MP, os bombeiros foram impedidos de entrar no prédio da Assembleia, que teve seu portão de acesso trancado. Após insistirem, os bombeiros conseguiram uma escada para chegar ao telhado da Assembleia, mas mais uma vez foram impedidos de atuar, porque o próprio Natanael retirou a escada.

DIREITO: TST - Oitava Turma: decisão inédita reconhece assédio sexual configurado

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho reformou decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, e com isso, condenou a empresa Onspred – Serviço de Guarda e Vigilância Ltda. (prestadora de serviços) e o Banco do Brasil (tomador de serviços), de forma subsidiária, ao pagamento da indenização por danos morais decorrentes da configuração de assédio sexual no trabalho, praticado por um gerente do BB, a funcionária da prestadora de serviços de segurança. A condenação, inédita pelo fato de ser a primeira vez que o mérito desse tipo de questão é julgado no TST, se deu pelos artigos 5º, X, da Constituição Federal e 932 , III, do Código Civil.
No caso analisado, uma funcionária da empresa prestadora a serviço no banco, por diversas vezes foi assediada pelo gerente de uma das agência da tomadora. Ao relatar o fato ao fiscal da empresa, ela recebeu a orientação de fazer um relatório sobre ocorrido – e fez. Logo após, a diretoria do banco tomou conhecimento do caso e apenas deslocou o gerente para outra agência, com o intuito de resguardar o nome da instituição. Não adotou, entretanto, outras providências. Diante da situação, a funcionária ajuizou ação na Vara do Trabalho, buscando obter a reparação do dano sofrido. Acabou sendo demitida da empresa.
Mediante a confirmação do assédio por diversas testemunhas, o juiz da Vara do Trabalho condenou a empresa prestadora do serviço e o Banco do Brasil, de forma subsidiária, a pagarem indenização no valor de R$ 50 mil. Ambos recorreram e o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) reformou a sentença, excluindo a condenação. A trabalhadora recorreu ao TST, mediante recurso de revista.
Para a relatora do processo, ministra Dora Maria da Costa, o quadro dos fatos apresentados é suficiente para a configuração do assédio sexual no trabalho, onde a presença da assediada e do assediador é indiscutível e o comportamento apresentado pelo assediador era reiterado, incômodo e repelido. Observa ainda que “a relação de ascendência profissional é inconteste, tendo em vista o cargo de gerente ostentado pelo assediador e a prestação de serviços de vigilância bancária, por meio de contrato de terceirização.
A ministra salienta que “o assédio sexual encerra temática que gera desdobramentos e consequências nos planos criminal, civil, trabalhista e administrativo”. No caso para a ministra “soa irrazoável conceber como legitimas e eficazes as atitudes (ou ausência delas)” assumidas tanto pela empresa quanto pelo Banco.
A empresa (prestadora de serviço) não poderia, segundo a relatora, apenas se restringir a pedir que a funcionária fizesse um relatório sem tomar medidas para a preservação de sua honra, da intimidade e da imagem. E o banco (tomador de serviço), “tem por reprovável a sua conduta” porque ciente dos acontecimentos na unidade onde o assediador era gerente simplesmente “põe-se a resguardar a instituição bancária, sem procurar extirpar o mal” não promovendo a integridade moral e ética no ambiente de trabalho.
Desta forma o entendimento da Oitava Turma, seguindo o voto da ministra Dora Maria da Costa, foi o de que com a determinação do pagamento pelos danos morais, “buscou-se adequar a responsabilidade ostentada pelos empregadores enquanto partícipes e fomentadores do contrato social e dos valores sociais do trabalho”. Reformou a sentença da Vara do Trabalho apenas quanto ao valor, reduzindo de 50 mil para 30 mil reais. (TST-RR-1900-69.2005.5.12.006) (Dirceu Arcoverde)


quarta-feira, 5 de maio de 2010

MERCADO FINANCEIRO: Dólar sobe mais de 2% e vai a R$ 1,798; Bolsa fecha quase estável

Do UOL
Da Redação, em São Paulo
A cotação do dólar comercial fechou esta quarta-feira em alta de 2,1%, a R$ 1,798 na venda. Foi a maior alta percentual do dólar em três meses, desde 4 de fevereiro, quando a moeda subiu 2,11%.
Após um dia de constantes oscilações entre perdas e ganhos, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou o pregão desta quarta-feira praticamente estável. O Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) registrou ligeira alta de 0,07%, aos 64.914,17 pontos.
O Ibovespa chegou a cair de forma mais forte durante a manhã, mas reduziu as perdas, com ajuda, em parte, da alta registrada pelas ações da Vale (VALE3 e VALE5). Ao longo do ano, a Bolsa acumula perdas de 5,36%.
A alta do dólar reflete as preocupações dos investidores com a situação na Grécia e o temor de que a crise se espalhe para outros países europeus, como Espanha e Portugal.
Há apenas dois dias a moeda americana era cotada em torno de R$ 1,73, menor patamar desde janeiro, e o Banco Central vinha realizando dois leilões de compra de dólares por dia, para tentar aumentar a cotação.
O mercado já trabalhava com a hipótese de que a continuidade dos ingressos de recursos derrubasse a moeda abaixo de R$ 1,70.
O que mudou foi a situação grega. Mesmo com a aprovação do pacote de ajuda de 110 bilhões de euros pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), continuaram as dúvidas sobre um possível contágio da crise sobre outros países, como Portugal e Espanha.
Além disso, as duras medidas de contenção do déficit orçamentário vêm encontrando muita resistência na Grécia.
Os investidores também acompanham a situação em outros países europeus, como Portugal. A agência Moody´s Investors Service colocou a nota de crédito do governo do país sob revisão para possível rebaixamento. A classificação hoje é Aa2.
Segundo a Moody´s, o rating de Aa2 pode cair em um degrau ou dois degraus. A revisão da nota, que está em perspectiva negativa desde outubro de 2009, deve ser concluída em um prazo de três meses.

POLÍTICA: Empreiteira destinou ‘mesada’ ao PT

Do blog do CLÁUDIO HUMBERTO

Reportagem desta quarta (5) da Folha de S. Paulo traz informações sobre uma doação mensal da empreiteira UCT Engenharia ao diretório do PT em São Paulo, paga desde abril de 2009. Segundo o jornal, a empresa teria destinado R$ 1,2 milhão no ano para o partido. A mesma empreiteira foi escolhida por convite para um contrato de R$ 114 milhões com a Petrobras. O PT afirmou que as doações são legais e declaradas ao Tribunal Regional Eleitoral.

POLÍTICA: Aposentados: Senado não vai alterar MP

Do blog do CLÁUDIO HUMBERTO

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), admitiu nesta quarta (5) que dificilmente os senadores mudarão a medida provisória sobre o reajuste dos aposentados. Na noite de ontem (4), a Câmara aprovou 7,7% ao benefício, valor maior do que o governo previa. Sarney defendeu a manutenção do percentual e afirmou que a MP deve seguir sem modificação já que, segundo ele, há uma “grande simpatia” do Senado com os aposentados.

GESTÃO: João Henrique inaugura escola reestruturada em São Caetano

Do POLÍTICA LIVRE

O prefeito João Henrique (PMDB) entregou hoje à comunidade de São Caetano a Escola Municipal Barbosa Rodrigues totalmente reestruturada, com laboratório de informática, pintura geral, paisagismo, revestimento cerâmico no piso e na parede, além da grafitagem nos muros através do Projeto Salvador Graffita Rodrigues. “A Secult tem investido na reestruturação as escolas, pois os alunos da rede municipal de ensino precisam de ambientes agradáveis, com professores capacitados e laboratórios de informática”, afirmou João Henrique. Estiveram presentes a primeira dama e deputada estadual Maria Luiza (PSC), os secretários Carlos Soares (Secult) e Fábio Motta (Sesp), e os vereadores Paulo Magalhães Júnior (PSC), Everaldo Bispo (PMDB) e Leokret do Brasil (PR), além de lideranças comunitárias e pais de alunos.

POLÍTICA: Wagner diz que Otto Alencar fica na vice

Do POLÍTICA LIVRE

O governador e candidato à reeleição Jaques Wagner (PT) descartou nesta quarta-feira deslocar o pré-candidato a vice-govenador, Otto Alencar (PP), para uma das vagas ao Senado. A intenção era que isto melhorasse o quadro para a deputada federal Lídice da Mata (PSB), um dos nomes certos para fazer a dupla de candidatos ao Senado na majoritária do petista. Com a saída de César Borges (PR), que se coligou com o pré-candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, esperava-se a indicação de candidato mais à centro-direita e que não disputasse mesmo território que a socialista, que tem base em Salvador. (Terra)

GREVE: TRT e Justiça Federal entram em greve a partir do dia 10 de maio

Do POLÍTICA LIVRE

Servidores da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho na Bahia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 10 deste mês depois de assembleia realizada nesta terça-feira. A categoria reivindica a aprovação da Plano de Cargos e Salários (PCS) – eles também são contra a PLP 549/09. No TRT, o sindicato irá recorrer contra resolução da Defensoria Pública que não reconhece como atividade jurídica determinadas funções que não sejam de bachareis em direito. Os trabalhadores também pretender recorrer da decisão sobre o plano de saúde, que sofreu reajuste de 18%. (Correio)

DIREITO: TRE manda retirar do ar comerciais em que Wagner aparece ao lado de Lula

Do POLÍTICA LIVRE

O PT foi obrigado a suspender dois comerciais de TV veiculados semana passada, depois que a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou procedentes duas ações judiciais do PMDB. A decisão, em caráter liminar, foi tomada após o TRE considerar que houve uso do material institucional do partido para propaganda eleitoral antecipada. Nos comerciais, o governador Jaques Wagner, candidato à reeleição, aparece ao lado do presidente Lula.(Correio)

POLÍTICA: PMDB adia formalização do apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff

Do POLÍTICA HOJE

O PMDB decidiu ganhar tempo e adiou a formalização do apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff à Presidência da República. O partido quer resolver os problemas das alianças nos Estados, antes de se engajar na campanha de Dilma. A decisão de protelar a oficialização do apoio à candidatura petista foi comunicada na noite da terça-feira (4), pelo presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), em jantar com Dilma Rousseff. Temer é cotado para ser o candidato a vice na chapa encabeçada por Dilma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

POLÍTICA: PSC desiste de reunião com Dilma e fecha com tucanos

Do POLÍTICA HOJE

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, ganhou nesta terça-feira (4) o apoio formal do PSC, o que lhe garantirá cerca de 18 segundos a mais na propaganda eleitoral de rádio e TV. A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, havia convidado os dirigentes do partido para uma conversa ontem, mas à tarde, após reunião da Executiva, o PSC decidiu nem ouvi-la. O partido apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso e esteve ao seu lado na campanha de 2006.
A legenda mudou de lado por avaliar que Dilma não controla o PT, diferentemente de Lula. E que, em um eventual governo dela, medidas como as previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos teriam mais chances de sobreviver. O programa, que previa inicialmente a legalização do aborto e a união e adoção por homossexuais, assustou os conservadores do partido. As informações são da Folha de São Paulo.

POLÍTICA: Paim diz que Senado aprova já na semana que vem aumento dos aposentados e fim do fator previdenciário

Do POLÍTICA HOJE

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a Casa deverá votar já na semana que vem a Medida Provisória 475/10, que foi modificada na Câmara dos Deputados e garante aumento de 7,72% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo e acaba com o chamado fator previdenciário. "Alguns assessores estão dizendo que o presidente Lula vai vetar. Não sei se vai. Pretendo conversar com o presidente e mostrar números que comprovam que a Previdência tem totais condições de absorver as duas coisas", disse Paulo Paim, depois de reunião com o presidente do Senado, José Sarney. As informações são da Agência Senado.

GESTÃO: ‘Não vejo necessidade de cometer loucura’, diz Lula sobre aposentados

Do POLÍTICA HOJE

Ao comentar o reajuste de 7,7% aprovado pela Câmara para os aposentados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (5) não enxergar necessidade de “fazer qualquer loucura” para atrapalhar o ciclo de desenvolvimento do país. Evitando polemizar com o Congresso, o presidente disse que iria analisar a proposta aprovada pelos deputados, que também acabou com o fator previdenciário, só depois que a matéria ser analisada pelo Senado. Ao ser questionado se a aprovação do aumento maior do que o proposto – 6,14% – inicialmente pelo governo teria conotações eleitorais, Lula foi direto: “Todo mundo tem apreço pelos aposentados. E no ano eleitoral aumenta o apreço de forma extraordinária.” As informações são do G1.

GERAL: PF liga Secretário Nacional de Justiça à máfia chinesa

Do BAHIA NOTÍCIAS

A Polícia Federal (PF) interceptou gravações telefônicas e e-mails durante investigação sobre contrabando que ligam o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, a Li Kwok Kwen, um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo. A relação de Tuma Júnior com Kwen, também conhecido como Paulo Li, foi mapeada ao longo dos seis meses da investigação que deu origem à Operação Wei Jin, deflagrada em setembro de 2009. Paulo Li foi preso sob a acusação de comandar uma quadrilha de contrabando de telefones celulares falsificados, importados ilegalmente da China. Ao ser preso, Paulo Li telefonou para Tuma Júnior na frente dos agentes federais que cumpriam o mandado. Além de ocupar um dos postos mais importantes da estrutura do Ministério da Justiça, Tuma Júnior preside, desde o último dia 23 de abril, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria. Entre os telefonemas, são frequentes as conversas de Li com Tuma. Li, que também ganhava dinheiro intermediando a emissão de vistos permanentes para chineses em situação ilegal no País, tinha livre trânsito na secretaria. Li conseguia agilizar processos em tramitação no Departamento de Estrangeiros, órgão subordinado diretamente ao secretário. Os telefonemas também revelam o secretário como cliente assíduo: fazia encomendas por telefone de aparelhos celulares, computador e até videogame. Informações do Estadão.

GERAL: PF liga Secretário Nacional de Justiça à máfia chinesa

Do BAHIA NOTÍCIAS

A Polícia Federal (PF) interceptou gravações telefônicas e e-mails durante investigação sobre contrabando que ligam o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, a Li Kwok Kwen, um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo. A relação de Tuma Júnior com Kwen, também conhecido como Paulo Li, foi mapeada ao longo dos seis meses da investigação que deu origem à Operação Wei Jin, deflagrada em setembro de 2009. Paulo Li foi preso sob a acusação de comandar uma quadrilha de contrabando de telefones celulares falsificados, importados ilegalmente da China. Ao ser preso, Paulo Li telefonou para Tuma Júnior na frente dos agentes federais que cumpriam o mandado. Além de ocupar um dos postos mais importantes da estrutura do Ministério da Justiça, Tuma Júnior preside, desde o último dia 23 de abril, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria. Entre os telefonemas, são frequentes as conversas de Li com Tuma. Li, que também ganhava dinheiro intermediando a emissão de vistos permanentes para chineses em situação ilegal no País, tinha livre trânsito na secretaria. Li conseguia agilizar processos em tramitação no Departamento de Estrangeiros, órgão subordinado diretamente ao secretário. Os telefonemas também revelam o secretário como cliente assíduo: fazia encomendas por telefone de aparelhos celulares, computador e até videogame. Informações do Estadão.

Alunos andam armados nas escolas de Salvador

Do BAHIA NOTÍCIAS


O confronto entre quadrilhas de traficantes invade os colégios públicos de Salvador. A entrada de armas nas escolas, segundo as secretarias municipal e estadual de Educação, não pode ser evitada, já que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) impede a revista e a instalação de detectores de metais. “Como eles sabem que não serão revistados, levam as armas quando querem cometer algum delito”, explica a delegada Claudenice Mayo, titular da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). No ano passado foram apreendidas 13 armas brancas e de fogo nas unidades de ensino da capital. Este ano já foram quatro. O Colégio estadual Getúlio Vargas é o que tem o maior índice de ocorrência, com três casos só em 2009 e cinco em 2010. O muro que divide o espaço do Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), no Barbalho, é ultrapassado constantemente por usuários e traficantes de drogas, ladrões e arruaceiros, conforme o relato de estudantes. Há quatro anos trabalhando no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, no Pero Vaz, segundo no ranking de casos registrados em 2009 e 2010 pela DAI, o vigilante da escola, que teme se identificar, conta que tem alunos que chegam a anunciar que estão armados. “Às vezes eles ficam no pátio exibindo facas e estiletes, mas não reclamo porque senão podem me agredir”, disse. A migração dos conflitos externos para a escola foi a causa do atentado conta o adolescente T.L.S., 15 anos, golpeado por dois colegas com uma faca na Escola Anísio Teixeira, na Caixa d’Água, na última segunda- feira (3). Informações do Correio.

SEGURANÇA: PM recebe 3º helicóptero para policiamento

Do BAHIA NOTÍCIAS

Na manhã desta quarta-feira (5), o governador Jaques Wagner entregou, no Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), um helicóptero do tipo esquilo. Aaeronave soma-se a outros dois helicópteros e dois aviões que compõem a frota do Graer. O veículo servirá no policiamento ostensivo, patrulhamento, repressão ao crime organizado, salvamento, resgates, ações de combate a incêndios florestais e repressão a crimes ambientais, dentre outras que atividades realizadas pelo Grupamento. O equipamento teve um custo de R$ 8,5 milhões, recursos do governo da Bahia e do governo federal, por meio do Ministério da Justiça

DIREITO: TST - Aposentadoria não pode ser penhorada para pagamento de dívidas trabalhistas

Do MIGALHAS

Ofende direito líquido e certo decisão que determina o bloqueio de numerário existente em conta salário, para satisfação de crédito trabalhista, ainda que seja limitado a determinado percentual dos valores recebidos ou a valor revertido para fundo de aplicação ou poupança, visto que o art. 649, IV, do CPC (
clique aqui) contém norma imperativa que não admite interpretação ampliativa, sendo a exceção prevista no art. 649, 2º, do CPC, espécie e não gênero de crédito de natureza alimentícia, não englobando o crédito trabalhista. Este é o teor da OJ 153/SDI-2. Com base nesse fundamento, a seção II Especializada em Dissídios Individuais do TST acatou recurso de um empregador, pessoa física, que teve os valores referentes à sua aposentadoria bloqueados para pagamento de dívidas em ação trabalhista.
Com esse julgamento, a SDI-2 alterou decisão anterior do TRT da 5ª região que, ao não acatar liminar em mandado de segurança, entendeu não haver ilegalidade ou abuso de poder no bloqueio de dinheiro originário de aposentadoria, depositado em conta salário. No entanto, ao julgar o recurso do empregador, o ministro Barros Levenhagen, relator da ação na SDI-2, citou o art. 48 da lei 8.112/90 (
clique aqui), segundo o qual o vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.
Ao analisar a questão no TST, o relator na SDI-2, ministro Barros Levenhagen, manifestou-se pelo provimento ao recurso ordinário. Ele destacou que, diante da expressa disposição legal, aumenta a convicção sobre a ilegalidade da penhora sobre os valores creditados na conta bancária do empregador, no caso, pessoa física, independentemente de sua natureza, considerado o caráter nitidamente salarial e alimentício dos proventos de aposentadoria, vindo à baila a OJ nº 153 da SBDI-2.
Processo Relacionado : RO-61000-26.2009.5.05.0000 -
clique aqui.

DIREITO: STF - Ministro reafirma que cabe ao Ministério Público local investigar atos de improbidade administrativa

Ao concordar com parecer do Ministério Público Federal, o ministro Eros Grau decidiu que cabe ao Ministério Público Estadual de Pernambuco investigar e propor ação para apurar possíveis irregularidades no processo de seleção pública promovida pela Metrorec – Superintendência de Trens Urbanos do Recife – em 2005.
A questão chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) depois que o MP pernambucano encaminhou o caso para o MP do Rio de Janeiro, sob o argumento de que a Metrorec é vinculada à CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos – sociedade de economia mista com sede no Rio de Janeiro.
No entanto, o MP do Rio de Janeiro protestou ao dizer que a investigação do ato de improbidade administrativa, assim como a ação correspondente, deve ser conduzida no foro do local onde ocorreu o dano ao patrimônio público.
Ao se manifestar sobre a questão, o ministro Eros Grau destacou que a competência para o ajuizamento de ação civil pública por ato de improbidade administrativa está expressamente disciplinada no artigo 2º da Lei 7.347/85, segundo o qual as ações devem ser propostas no foro do local onde ocorrer o dano, no caso, em Pernambuco, onde teriam ocorrido as contratações irregulares. A razão para isso é porque existe uma maior facilidade na coleta de provas, explicou o ministro.

DIREITO: Supremo comunica MJ e MRE sobre decisão que manda extraditar Cesare Battisti



O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ofício aos ministros da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, comunicando oficialmente a decisão da Corte sobre o processo de Extradição (Ext 1085) do ativista italiano Cesare Battisti, cujo julgamento foi concluído em dezembro do ano passado.
Naquela ocasião, os ministros do STF autorizaram a extradição do ativista italiano e, por maioria de votos, reconheceram “que a decisão de deferimento da extradição não vincula o Presidente da República”. Entretanto, segundo os ministros, o Presidente da República deve “observar os termos do tratado celebrado com o Estado requerente, quanto à entrega do extraditando”.
O comunicado é uma formalidade com os órgãos do Poder Executivo responsáveis por acompanhar o desenrolar dos processos de extradição. O ofício foi enviado na data de ontem, após o trânsito em julgado do inteiro teor do julgamento [acórdão], fase em que não cabe mais recurso da decisão da Corte, e da substituição do relator da matéria.
Antes o processo de extradição de Cesare Battisti estava sob a relatoria do ministro Cezar Peluso. Como o ministro assumiu a presidência do STF no último dia 23 de abril, o processo, que estava sendo relatado por ele, passou para o ministro Gilmar Mendes, que o antecedeu na Presidência da Suprema Corte.
Pedido
O governo da Itália pediu ao Brasil a extradição de Cesare Battisti em maio de 2007, para que ele pudesse cumprir naquele país a pena de prisão perpétua por quatro crimes que teriam sido cometidos entre os anos de 1977 e 1979. Tais crimes teriam ocorrido quando o italiano supostamente integrava o movimento Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).
Quase dois anos após a tramitação do processo de extradição, o então ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu a Battisti o benefício do refúgio e, na condição de refugiado, ele não poderia ser mandado embora do Brasil. Contudo o governo da Itália recorreu da decisão do ministro da Justiça e o STF, ao analisar o caso, derrubou a condição de refugiado de Battisti e autorizou a extradição.
Além de a Constituição Federal prever que as ações de extradição serão julgadas originariamente pelo STF, a Lei Federal 6.815/80 (Estatuto do Estrangeiro), em seu artigo 83, também determina que nenhuma extradição será concedida sem prévia autorização do Plenário do Supremo. A Corte deverá se manifestar sobre a legalidade e procedência do pedido, não cabendo recurso da decisão.
Já o artigo 86 da mesma lei estabelece que, concedida a extradição, o fato deverá ser comunicado por via diplomática, ou seja, pelo Ministério das Relações Exteriores, à missão diplomática do país requerente.

DIREITO: Farmácias podem vender artigos de conveniência

As farmácias estão autorizadas a vender produtos que não possuem nenhuma relação com a saúde, os chamados artigos de conveniência. A decisão é do ministro Ari Pargendler, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que revogou parcialmente decisão anterior que havia determinado o cumprimento de normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre boas práticas farmacêuticas.
Permanece válida a parte da decisão que determina o cumprimento da Instrução Normativa n. 10/09, que lista os medicamentos isentos de prescrição que podem ficar ao alcance dos consumidores. Dessa forma, os medicamentos que precisam de receita médica devem permanecer em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo permitida sua exposição direta aos usuários.
A restrição da venda de produtos de conveniência em farmácias consta da Instrução Normativa n. 09/09, da Anvisa. No julgamento de agravo regimental em suspensão de liminar e de sentença formulado pela Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drograrias (Abrafarma) e pela Federação Brasileira das Redes Associativas de Farmácias (Febrafar), Pargendler decidiu suspender a vigência desse dispositivo.
Pargendler acatou o argumento da Febrafar de que faltava motivação para manter a restrição. O ministro reconheceu que, ao conceder o pedido de suspensão de liminar e de sentença formulado pela Anvisa contra decisões que suspenderam a eficácia das normas editadas pela agência, pretendia desestimular a automedicação. “Percebe-se aí que a motivação da decisão (...) não tem nada a ver com a Instrução Normativa nº 09/09, cujo propósito é o de restringir o comércio, em farmácias e drogarias, de produtos que não possuem qualquer relação com a saúde e que não se enquadrem no conceito de produtos correlatos”, explicou o ministro.
O vice-presidente do STJ ressaltou, ainda, que legislações estaduais permitem o comércio em farmácias de artigos de conveniência que não prejudicam a saúde. Para ele, a execução da política pública de reconhecer as farmácias e drogarias exclusivamente como unidades de saúde deve aguardar o julgamento dos recursos judiciais já em tramitação.

DIREITO: STJ pacifica entendimento sobre prazo de validade de patentes

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) consolidou o entendimento sobre o alcance da Lei n. 9.279/96, que aumentou de 15 para 20 anos o prazo de validade das patentes no Brasil. Por unanimidade, o colegiado decidiu que a referida norma não retroage, ou seja, as empresas que obtiveram o registro antes da entrada em vigor da nova lei têm direito à patente por apenas 15 anos, conforme previsto na Lei n. 5.772/71.
Várias empresas que fizeram o registro antes da nova lei recorreram à Justiça na tentativa de estender a proteção da patente por mais cinco anos. As concorrentes, que esperavam o fim do prazo para entrar no mercado, insistiam que tal ampliação só se aplica para registros obtidos já sob a nova norma.
A controvérsia envolve as normas prescritas no Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Acordo TRIPs), ratificado pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo n. 30, de 15/12/94, com a correspondente promulgação pelo Decreto Presidencial n. 1.355, de 30/12/95.
No caso julgado, a Du Pont de Meours and Company recorreu ao STJ contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) que rejeitou seu pedido de ampliação do prazo de vigência de patente deferida com validade de 15 anos. Alegou que a decisão violou dispositivos da Lei n. 9.279/96 e do Acordo TRIPs, que entrou em vigor em janeiro de 1995.
O TRF2 entendeu que o pedido abala as expectativas empresariais legítimas de explorar invento ou modelo que cairá em domínio público, sendo impossível ampliar a exclusividade, que apenas pode ser concedida com base em lei.
Para o relator do processo, ministro João Otávio de Noronha, não há suporte legal nem obrigação do Brasil de garantir às patentes de invenção depositadas antes de 1º de janeiro de 2000 – mediante a aplicação direta e sem reservas do Acordo TRIPS – a prorrogação do prazo de validade da proteção originalmente estabelecido em 15 anos.
Ele explicou, em seu voto, que para os países em geral o acordo passou a valer um ano após sua entrada em vigor, isto é, em 1º de janeiro de 1996. E em relação ao Brasil, compreendido como integrante da categoria dos países em desenvolvimento, foi assegurado o prazo adicional de quatro anos (1º de janeiro de 2000), inclusive das patentes de invenção.
Segundo o ministro, o Acordo TRIPs não é um tratado que foi editado de forma a propiciar sua literal aplicação nas relações jurídicas de direito privado ocorrentes em cada um dos Estados que a ele aderem, substituindo de forma plena a atividade legislativa desses países, que estaria então limitada à declaração de sua recepção.
Ressaltando decisão proferida pela Terceira Turma, em processo relatado pela ministra Nancy Andrighi, ele reiterou que "é correto tutelar os detentores das patentes, é imperioso combater a pirataria, mas, acima de tudo, é preciso cumprir as leis, sem subjetivismo. Nada na lei tutela o aumento pretendido, que abala expectativas empresariais ao prorrogar algo que, pela lei, vai alcançar o domínio público".

DIREITO: STJ confirma quebra de contrato por falha em projeto desenvolvido para localizar veículo via celular

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a quebra de contrato de compra da empresa Tecnopar, responsável pelo desenvolvimento de um sistema de localização, bloqueio e comunicação de veículos via aparelho celular, denominado U-Lock. Os compradores alegaram quebra do contrato, que envolvia, inclusive, os direitos de marca e patente do sistema. A Terceira Turma do Tribunal rejeitou um recurso interposto pelo engenheiro e o sócio responsáveis pela concepção do projeto, que vinha apresentando falhas em sua execução. Eles foram condenados a devolver a quantia paga, já que o projeto se tornou inservível ao comércio.
No caso, os compradores – um empresário e uma comerciante de São Paulo – ajuizaram uma ação de rescisão contratual contra o engenheiro e o sócio da Tecnopar, alegando defeito e falha na prestação de assistência. A compra e venda da empresa, bem como os direitos sobre marca e patente, superaram R$ 380 mil, à época da assinatura do contrato (outubro de 2003), fora os gastos com infraestrutura. A sentença condenou os réus à devolução da quantia paga até então. No entanto, eles recorreram com o argumento de que o eventual defeito não poderia inviabilizar a totalidade do contrato celebrado.
A defesa dos réus sustentou que o empresário e a comerciante deixaram de cumprir a obrigação pactuada, o que comprometeu uma sequência de dívidas assumidas junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e ao Finep (Financiador de Estudos e Projetos). A defesa pediu a reconvenção e a aplicação do chamado princípio da exceção do contrato não cumprido – um mecanismo de defesa de boa-fé que faz com que um dos contratantes não possa reclamar a execução do que lhe é devido pelo outro, sem antes pagar o que deve. Os réus sustentaram, ainda, a aplicação do artigo 397, parágrafo único, do Código Civil, que assinala que a parte deve ser previamente interpelada, a fim de se fazer a constituição em mora do devedor.
Segundo a relatora, ministra Nancy Andrighi, conforme o artigo 397 do Código Civil de 2002, o inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor, porém, não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial; e, conforme o artigo 473 do mesmo documento, a rescisão unilateral, nos casos em que a lei expressa ou implicitamente a permita, opera mediante denúncia notificada à outra parte. No caso, haveria a devida constituição em mora, pois os réus estavam cientes de sua inadimplência mesmo antes do ajuizamento da ação, e se mantiveram inertes, não restando alternativa à comerciante e ao empresário senão a adoção da via judicial.
A relatora ponderou, ainda, que a alegação da defesa de que deveria se aplicar o princípio da exceção do contrato não cumprido não se aplica ao caso, já que esse é qualidade dos chamados contratos sinalagmáticos, em que cada um dos contratantes é simultânea e reciprocamente credor e devedor do outro. “Tal exceção somente pode ser oposta quando a lei ou o contrato não determinar a quem cabe primeiro cumprir a obrigação, sendo que, estabelecida uma sucessividade do adimplemento, o contraente que deve satisfazer a prestação antes do outro não pode recusar-se a cumpri-la sob a conjectura de que este não satisfará a que lhe corre,” assinalou a ministra.
O contrato foi celebrado pelas partes em 28 de agosto de 2003. Os réus alegaram que a negociação não poderia ser anulada totalmente, pois o negócio envolveu não somente a venda dos direitos e comercialização do produto U-Lock, como também o equipamento Econofest, suas patentes e a própria empresa Tecnopar, com todo ativo e passivo. A ministra ressaltou que não é possível destacar do contrato a aquisição do sistema Econofest. “O interesse na transação só subsiste enquanto implicar a cessão do sistema U-Lock em perfeito estado de funcionamento, sem o que jamais teria havido a conclusão do negócio”, concluiu.

terça-feira, 4 de maio de 2010

POESIA DE PESSOA


Cai chuva do céu cinzento
Que não tem razão de ser.
Até o meu pensamento
Tem chuva nele a escorrer.

Tenho uma grande tristeza
Acrescentada à que sinto.
Quero dizer-ma mas pesa
O quanto comigo minto.

Porque verdadeiramente
Não sei se estou triste ou não.
E a chuva cai levemente
(Porque Verlaine consente)
Dentro do meu coração.

Fernando Pessoa, 15-11-1930.

GESTÃO: Petrobras reduz operações na Argentina

De O FILTRO
A Petrobras decidiu mudar a orientação de seus negócios na Argentina, país onde concentra a maior atuação fora do Brasil. De acordo com reportagem do Valor (para assinantes), a estatal descarta a hipótese de deixar o país, mas se decidiu por um “recuo estratégico”, que consiste em se concentrar nas atividades de exploração e produção de petróleo. Os motivos teriam sido as constantes reclamações da Casa Rosada e o crescimento não satisfatório no mercado local.

ECONOMIA; Lucro do Itaú sobe 60% no trimestre

De O FILTRO
Dados divulgados hoje mostram que o Itaú Unibanco registrou lucro líquido de R$ 3,23 bilhões no primeiro trimestre, com alta de 60,5% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, o maior banco privado do país atingiu, em 31 de março, R$ 634,7 bilhões em ativos, elevando o valor contabilizado um ano antes, que foi de R$ 624,5 bilhões.

EDUCAÇÃO: MEC abre inscrição para financiamento estudantil

De O FILTRO
O Ministério da Educação (MEC) iniciou ontem as inscrições aos estudantes interessados no financiamento estudantil do governo federal. De acordo com reportagem do Estadão, diferentemente do ano passado, quando o sistema ficou disponível apenas no início do ano, esse ano ele estará a disposição dos candidatos ao longo de todo o ano. A solicitação poderá ser feita apenas pela internet. A outra novidade é em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que passa a ser obrigatório. A medida é válida para quem ingressar na faculdade a partir de 2011.

POLÍTICA: Empreiteiras lideram ranking de doação a partidos

De O FILTRO
Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo (para assinantes) aponta que no ano passado, os maiores doadores a partidos políticos foram as construtoras. De acordo com a reportagem, no ranking dos financiadores as empreiteiras são responsáveis por 68% das doações recebidas por PT, PSDB, DEM e PMDB. As prestações de contas dos partidos entregues ao Tribunal Superior Eleitoral registram que apenas quatro construtoras foram responsáveis pela doação de 39% de tudo o que essas siglas receberam no ano passado. Segundo o jornal, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Carioca Christiani Nielsen e JM Terraplanagem transferiram para as principais siglas R$ 6,2 milhões.

POLÍTICA; Geddel recebe apoio do PTC

Do POLÍTICA LIVRE

O PTC confirmou a articulação que já era esperada e formalizou nesta terça-feira, o apoio ao pré-candidato do PMDB ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima, numa solenidade que teve a presença do seu presidente nacional, Daniel Tourinho. Já são 11 o número de legendas que oficialmente apóiam a pré-candidatura peemedebista. “As portas estão abertas para todos os que queiram vir abraçar um programa, um projeto, um estilo de fazer política que se consolida no estilo de não temer tomar decisões”, disse Geddel.

POLÍTICA; Bancada do PT fecha apoio consensual à pré-candidatura de Pinheiro

Do POLÍTICA LIVRE

O líder do PT na Assembleia, deputado Paulo Rangel, declarou que os 10 deputados estaduais do PT decidiram apoiar a pré-candidatura do deputado federal, Walter Pinheiro, ao Senado, compondo a chapa do governador Jaques Wagner. “Respeitamos e admiramos os outros dois pré-candidatos, Waldir Pires e Nelson Pelegrino, companheiros valorosos, mas entendemos, que, nesse momento, Pinheiro é o candidato que reúne as melhores condições para ser o nosso representante no Senado Federal”, declarou o líder. Em defesa de Pinheiro, Rangel afirmou ainda que Pinheiro foi o deputado federal mais votado do país, em termos absolutos, foi candidato à Prefeitura de Salvador, o que, segundo ele, teria ampliado a sua liderança junto ao eleitorado baiano.

MUNDO: Suspeito de carro-bomba é preso em NY

Foto: AP

Um cidadão paquistanês naturalizado norte-americano foi detido na noite de segunda-feira (3) quando tentava fugir dos Estados Unidos. Ele será formalmente indiciado nesta terça-feira (4), acusado pelo atentado frustrado com um carro-bomba em Times Square no sábado (1). Faisal Shahzad foi detido às 23h45, no aerorporto John F. Kennedy, depois de ser identificado pelo Departamento de Segurança Nacional, pela Alfândega e pela Guarda de Fronteiras, no momento em que tentava embarcar em um avião com destino a Dubai, completou o comunicado do FBI. Em Washington, o secretário de Justiça Eric Holder anunciou a detenção e afirmou que a investigação prossegue, perseguindo várias pistas. 'Mas está claro que a intenção por trás deste ato terrorista era matar americanos', declarou Holder. A prisão foi resultado de uma operação de busca dos suspeito, identificado horas antes pelas autoridades graças a informações fornecidas pelo vendedor do veículo e ao exame minucioso do carro, que ficou intacto sem a detonação do dispositivo. O suspeito teria comprado o Nissan Pathfinder verde em Bridgeport, ao nordeste do estado de Nova York, nas últimas três semanas. Segundo a imprensa americana, Shahzad pagou a compra em dinheiro, sem deixar rastros nem documentos assinados. Além disso, ele teria visitado recentemente o país de origem.

GREVE: Justiça Eleitoral em greve a partir de sexta

Do BAHIA NOTÍCIAS

A Justiça Eleitoral da Bahia decidiu que entrará em greve geral a partir da próxima sexta (7). A paralisação foi definida após uma assembleia ocorrida na segunda (3) com a premissa de forçar a aprovação do PCS 6613/09 que está na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Além disso, os servidores pretendem barrar o LP 549/09, que prevê o congelamento dos gastos públicos por 10 anos. O final da greve aconteceria, segundo o sindicato que representa a categoria, quando o governo aceitar as condições impostas. Há também a expectativa de que a Justiça do Trabalho e a Justiça Federal, após assembléias nesta terça, adiram ao movimento.

POLÍTICA: O meu pirão primeiro I

Do POLÍTICA&ECONOMIA NA REAL

Muito se comentou das razões que levaram o PSB a esganar, com humilhação, a candidatura do deputado Ciro Gomes ao Palácio do Planalto pelo partido. Sim, houve um pouquinho de tudo : fidelidade a Lula, medo de uma derrota acachapante com Ciro, abraçar o mais cedo possível o vencedor para garantir espaços no futuro governo, necessidade de alianças regionais com o PT para garantir eleição de governadores, senadores e deputados da legenda...
O meu pirão primeiro II
Mas houve também outra motivação, esta muito negligenciada : Ciro, além de ser um socialista relativamente recente, era um incômodo para o principal líder do partido, o governador Eduardo Campos. E incomodava não por seu estilo mercurial um tanto independente. Atrapalhava porque, do ponto de vista eleitoral, Ciro era - ainda é - muito mais figura pública que o neto de Miguel Arraes. Tem mais votos, mais presença nacional, mais articulação fora do eixo partidário. Ciro é, digamos, universal. Campos, provinciano ainda. Portanto, o ex-ministro era um possível obstáculo aos planos de voos futuros do jovem governador. Campos, assim como Ciro, num certo período ensaiou se lançar vice na chapa de Dilma. Depois do segundo mandato, o governador espera sair de "Pernambuco para o mundo".
Vingança que se come fria
Mais do que as palavras, pois estas sempre podem se perder, os primeiros gestos do deputado Ciro Gomes depois que saiu do forno de microondas em que foi torrado pelo PT e o PSB, indicam que o ex-ministro da Integração Nacional não vai levar desaforos para casa. A decisão da ex-mulher dele, a senadora Patrícia Saboya, de disputar uma arriscada reeleição em lugar de uma vaga garantida para a Câmara dos Deputados complica a vida da aliança governista no CE. Na composição do PSB de Patrícia, e do candidato à reeleição do governo estadual Cid Gomes, entra o tucano Tasso Jereissatti, buscando também reeleger-se para o Senado. Abre-se, provavelmente, um espaço para Serra num dos Estados onde ele tem menos penetração.
Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |