sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

GESTÃO: Coordenador de área de conflito com índios no Amazonas é exonerado

Da FOLHA.COM
DE MANAUS

A Funai publicou no "Diário Oficial" da União desta sexta-feira (10) a exoneração do coordenador regional que postou, no blog da Fundação Nacional do Índio, um texto apontado como incentivador da tensão entre moradores e índios da região de Humaitá, no sul do Amazonas.
Retirado do ar após os conflitos, o texto do então coordenador da Funai na região do Madeira (AM), Ivã Bocchini, lamentava a morte do cacique Ivan Tenharim. No texto, publicado no final de dezembro, o ex-dirigente levantava dúvidas sobre a versão da polícia, que acredita em acidente de carro. Segundo moradores, o texto incitou os índios tenharim.
Editoria de Arte/Folhapress
A Funai do Madeira atende a região de Humaitá, que vive uma onda de conflitos e tensão envolvendo moradores e índios. Moradores incendiaram a sede da Funai e veículos do órgão em Humaitá. Ameaçados, cerca de 150 índios buscaram proteção do Exército, onde ficaram alojados num batalhão. Só voltaram para seu território, escoltados, dias depois.
A fundação não justifica a exoneração de Bocchini. Os próprios índios afirmaram, mais tarde, que a Funai se precipitou. Eles disseram ainda acreditar na versão de que o cacique simplesmente caiu da moto em que pilotava. Procurado nesta sexta-feira pela Folha, Bocchini não foi localizado.
Alguns moradores dizem que o desaparecimento de três homens (o funcionário da Eletrobras Aldeney Salvador, o representante comercial Luciano Ferreira e o professor Stef de Souza) ocorreu por retaliação à morte do cacique.
O três sumiram no dia 16 de dezembro ao passarem pela rodovia Transamazônica, em trecho que atravessa a reserva indígena tenharim. As buscas por eles continuam na região. A Polícia Federal aguarda o resultado de laudo que pode comprovar se o veículo incendiado localizado é o mesmo em que estavam os três homens.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |