quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ECONOMIA: Dólar avança e fecha em alta de 0,85%, a R$ 3,7227

OGLOBO.COM.BR
Ana Paula Ribeiro

Ibovespa sobe 0,62%; investidores aguardam por votação da cessão onerosa da Petrobras

Cédulas de dólar, a moeda oficial dos Estados Unidos Foto: Pixabay

SÃO PAULO E RIO — O Ibovespa, principal índice de ações do mercado local, terminou o último pregão do mês com ganho de 0,62%, aos 87.423 pontos. O que limitou a valorização é a expectativa dos investidores em relação a novas medidas na área econômica. Já o dólar comercial subiu 0,85% ante o real, cotado a R$ 3,7227, em linha com o movimento global da moeda americana.
Na avalição de Victor Cândido de Oliveira, economista-chefe da Guide Investimentos, um dos pontos de atenção para os investidores é em relação à cessão onerosa da Petrobras, que pode ser votada em breve, assim como o cadastro positivo.
- Estamos em compasso de espera no mercado local. Há expectativa da cessão onerosa ser votada e isso pode fazer com que os papéis da Petrobras voltem a andar (subir) - disse.
Outro item no radar dos investidores é a indicação dos novos presidente de empresas públicas, o que tem potencial de mexer com o preço dos papeis dessas companhias, como a estatal de petróleo e o Banco do Brasil.
Os papéis mais negociados operam em queda. As ações preferenciais (PNs, sem direito a voto) da Petrobras caíram 1,39% e as ordinárias (ONs, com direito a voto) recuaram 0,66%. 
Já no caso dos bancos, de maior peso no índice, o pregão também foi de perdas. As PNs do Itaú Unibanco e do Bradesco caíram, respectivamente, 0,48% e 1,29%. As ações do Banco do Brasil recuaram 0,81%. A maior queda, no entanto, foi registrada pelos papéis do Santander, que divulgou hoje o resultado do terceiro trimestre. Eles afundaram 5,17%.
Entre as altas, as preferenciais da Eletrobras subiram 1,33% e as ordinárias, 0,86%. A maior alta entre os papéis do Ibovespa, no entanto, foi registrada pela Braskem, que subiu 6,82%. As ações da Vale também tiveram alta expressiva, de 5,27%.
- O exterior acabou ajudando. As Bolsas lá fora tentam se recuperar das perdas recentes. Mas, internamente, há uma expectativa sobre a equpe econômica e o andamento das reformas fiscais - avaliou Vitor Suzaki, analista da Lerosa Investimentos.
O Dow Jones fechou em alta de 0,97% e o S&P 500 subiu 1,08%. 
No mercado de câmbio, a moeda americana registra ganhos. O Dollar Index da Bloomberg, que mede o comportamento da divisa americana frente a uma cesta de dez moedas, operava com leve alta de 0,05% próximo ao horário do encerramento dos negócios no Brasil, com fortalecimento maior na comparação com emergentes.
- O dólar sobe mais por fatores externos. Lá fora, o "dollar index" também ganha força e influencia os negócios por aqui - disse Oliveira, da Guide. 
Contribuiu para a alta do dólar a divulgação do relatório ADP, que funciona como uma prévia dos dados sobre emprego oficiias. Foi reigstrada uma criação de 227 mil vagas no setor privado, acima da previsão de 180 mil novos postos de trabalho.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |