terça-feira, 29 de agosto de 2017

MUNDO: Harvey: Ordem de evacuação é dada após rompimento de dique ao sul de Houston

OGLOBO.COM.BR
POR O GLOBO / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Outras represas correm risco de transbordar na região por conta de inundações causadas por Harvey

Voluntários em botes de resgate passam por uma rua inundada após a passagem da tempestade tropical Harvey - David J. Phillip / AP

HOUSTON — Um dique se rompeu em Columbia Lakes, no condado de Brazoria, ao sul de Houston, e as autoridades deram ordem de evacuação do local. Além de casas e rodovias submersas, grandes represas correm o risco de transbordar na região após inundações causadas pela passagem da tempestade Harvey no estado do Texas. Em Houston, mais de 3,5 mil pessoas foram resgatadas até agora. O nível das chuvas atinge recorde contínuo no território americano, excluindo o Havaí, chegando a 125,3 centímetros. Diante dos estragos ainda imensuráveis, o presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania chegaram à cidade nesta terça-feira.
Em sua conta do Twitter, o condado de Brazoria publicou a notícia do rompimento e clamou à população que deixassem a região:
"O dique em Columbia Lakes se rompeu!!", declarou o governo local. "Saiam agora!".
Um vídeo compartilhado no Twitter mostra região da cidade de Liverpool, no condado de Brazoria, totalmente inundada. Um usuário da rede social conta que passou a manhã tentando ajudar quem ficou para trás na região leste do condado.
SUPRIMENTOS PARA 10 MIL
Em coletiva de imprensa em escala em Corpus Christi, Trump elogiou as equipes locais de resgate:
— Queremos ser vistos em cinco, dez anos como a forma a se fazer. Isso foi em proporção épica, ninguém nunca viu isso antes — afirmou o presidente, garantindo que o governo fará tudo a seu alcance para reparar os danos causados pelo desastre.
Houston está ampliando a capacidade de fornecer abrigo para pessoas desalojadas pelas enchentes provocadas pela tempestade Harvey, e pediu às autoridades federais que forneçam suprimentos para mais 10 mil pessoas, algumas de fora da cidade, disse o prefeito Sylvester Turner nesta terça-feira.
— Não estamos rejeitando ninguém, mas isso significa que precisamos expandir nossas capacidades — disse Turner a jornalistas em entrevista coletiva, acrescentando que anunciará os abrigos recentemente abertos assim que eles estiverem prontos para receber as pessoas.
Ele disse que a polícia continua a garantir a segurança, ao mesmo tempo que resgata moradores, prende assaltantes armados e saqueadores, enquanto ajuda as vítimas.
REPRESAS TRANSBORDAM
Agentes monitoram os níveis de água dos rios e represas após dias de chuva implacável. Outra grande represa nos arredores de Houston começou a transbordar diante do desafio imposto à capacidade do reservatório pelas chuvas da tempestade Harvey, que chegou aos EUA como furacão, informaram autoridades do condado de Harris, no Texas.
Até o momento, engenheiros tentavam evitar inundações em comunidades próximas a partir da liberação de parte da água retida na barragem Addicks no rio Buffalo Bayou, que corta a cidade de Houston. Um outro reservatório também corre risco de vazar, a represa Baker, segundo as autoridades.
Nesta terça-feira, o prefeito de Houston, Silvester Turner, afirmou que a cidade está buscando novos locais para estabelecer abrigos e que não vão recusar ajuda a ninguém. Turner disse que serviços estão abrigando não só os moradores de Houston, como também pessoas de outras cidades afetadas.
A tempestade tropical Harvey continua a avançar pela costa dos Estados Unidos, três dias após inundar vasta região no Texas, tornando ruas e estradas em rios e deixando milhares de cidadãos sem abrigo ou ilhados em suas casas. O fênomeno natural, cujo centro se concentra sobre o Golfo do México, continua em direção ao sudoeste do estado de Lousiana, onde deve tocar solo novamente na manhã de quarta-feira.
Apesar de relatos incertos, o número de mortos durante a passagem pelo Texas chegou a dez, segundo o jornal americano "The New York Times", sendo seis delas no condado de Harris, que inclui Houston — a quarta maior cidade dos Estados Unidos.
ÚLTIMAS DE MUNDO

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |