quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MUNDO: Berlusconi pede voto de confiança ao Parlamento num tentativa de comprovar maioria no Congresso

De O GLOBO.COM.BR

O GloboCom agências internacionais


ROMA - O premier italiano Silvio Berlusconi pediu nesta quinta-feira um voto de confiança ao Parlamento, em mais uma estratégia para mostrar que ainda tem o apoio da maioria dos parlamentares. Confiante, Berlusconi apelou para o fantasma da crise financeira e da instabilidade para destacar que ele seria a única alternativa para a Itália.
- Não há nenhuma alternativa viável para este governo. Ou eleições antecipadas ou um Executivo técnico sem legitimidade democrática que não resolveriam os problemas deste país - disse Il Cavaliere.
Membros dos partidos de oposição deixaram o Congresso durante o discurso de Berlusconi, como uma forma de protesto diante da "paralisia política" na qual, segundo eles, a Itália se encontra graças à recusa de Berlusconi em deixar o poder. O líder da Liga Norte, Umberto Bossi, com quem Berlusconi manteve atritos recentemente, declarou, entretanto, que dará um voto de confiança ao governo e elogiou o primeiro-ministro por seu pronunciamento "convincente" no Parlamento.
Berlusconi, que depende do apoio da Liga Norte para obter o apoio parlamentar, disse que sua coalizão de centro-direita está unida "apesar dos acidentes ao longo do percurso" e a Itália continua comprometida a equilibrar o orçamento até 2013.
Uma dura derrota parlamentar nesta semana forçou Berlusconi a apelar pelo voto de confiança no Parlamento, que deverá ser votado amanhã. Segundo jornais locais, o premier teria confidenciado a aliados que uma nova derrota nesta sexta-feira "significaria a diluição da centro-direita", coalizão criada em 1994 por Berlusconi em seu primeiro mandato como chefe do governo italiano. "Sem mim, estão perdidos", teria avisado Berlusconi.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |