quarta-feira, 27 de abril de 2016

POLÍTICA: 'Vamos dar a nossa contribuição e ser julgados lá na frente', diz Aécio após encontro com Temer e Renan

OGLOBO.COM.BR
POR CRISTIANE JUNGBLUT, MARIA LIMA E SIMONE IGLESIAS

Vice quer aval do PSDB para equipe ministerial de eventual governo

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebe Michel Temer e o senador Aécio Neves em sua residência oficial - André Coelho / Agência O Globo

BRASÍLIA - O vice-presidente Michel Temer, o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) se reuniram nesta quarta-feira na residência oficial do Senado, depois de conversas individuais. Após o encontro, Aécio disse que o apoio do PSDB ao governo Temer independe da participação com cargo.
- Essa agenda nem de longe está vinculada à ocupação de espaços. O PSDB se colocará ao lado do Brasil, à frente de interesses partidários. Vamos ajudar o Brasil, independente da posição de qualquer afilhado do partido - disse Aécio na saída da residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros, onde voltou a encontrar o vice-presidente.
Aécio recebeu pela manhã em sua casa uma visita do vice-presidente. Segundo o tucano, o encontro deixou claro que as negociações de Temer com o PSDB se darão de forma institucional, sem convites individuais a quadros do partido.
- Foi um gesto e política se faz muitas vezes de gestos - comentou Aécio, completando em seguida:
- A gente tem duas opções: ou lavar as mãos, ou dar a nossa contribuição. Vamos dar a nossa contribuição, independentemente do desgaste que isso possa gerar, e vamos ser julgados lá na frente - disse.
Aécio afirmou, no entanto, que se Temer buscar quadros no PSDB, o comando do partido não criará dificuldades.
- Eu me sentiria mais confortável se esse apoio profundo e corajoso no Congresso independesse de cargos. Nós daríamos uma contribuição clara para que o Michel componha a sua equipe sem usar essa fórmula da negociação de espaços com partidos - defendeu.
O senador tucano disse que o partido não está trabalhando pela realização de novas eleições. A não ser, que o TSE tome uma decisão sobre a impugnação da chapa:
- Eu sei eu sempre defendi novas eleições pela via constitucional, pelo TSE. Isso não depende de nenhuma ação do PSDB, a não ser o julgamento da ação que nós impetramos no tribunal.
Renan Calheiros se despede do senador Aécio Neves após encontro em sua residência oficial - André Coelho / Agência O Globo

ENCONTRO ARTICULADO POR GEDDEL
Na terça-feira a Executiva Nacional do PSDB aprovará uma agenda com dez pontos que consideram prioritários para o governo Temer e, em seguida, deve entregá-la a Temer. O encontro prévio de Temer e Aécio foi articulado por Geddel Vieira Lima, cotado para ser ministro da Secretaria de Governo. Geddel também esteve com Renan hoje cedo.
— As conversas estão avançando. Temos que entender que na política todos têm seu timing. E é preciso seguir uma ritualística. As conversas estão acontecendo, evoluindo porque todos querem o melhor para o país — disse Geddel.
Michel Temer tenta acertar os ponteiros com Renan, que é tido ainda como aliado da presidente Dilma Rousseff, com quem esteve nesta terça-feira. No mesmo dia, Renan também esteve com o ex-presidente Lula.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |