sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ECONOMIA: Mantega diz que dólar acima de R$ 2 veio para ficar

De OGLOBO.COM.BR

Para ministro, 2012 será o ano da desintoxicação do câmbio baixo e juro alto
SÃO PAULO — O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que o câmbio está em patamar razoável e que "o dólar acima de R$ 2 veio para ficar." Segundo ele, 2012 será o ano da “desintoxicação” dos juros altos e do câmbio baixo.
— Vamos passar do ganho financeiro para o produtivo. O Brasil está viciado em câmbio baixo e juro alto.
Em evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ministro disse também que a inflação está sob controle, o que dá possibilidade para continuar com uma política monetária mais expansionista, diante de uma situação internacional que não deve melhorar em 2013.
Ele disse também que está implementando uma nova política macroeconômica, baseada no controle da inflação, com juros mais baixos e câmbio mais valorizado. Para Mantega, uma melhora internacional vai mostrar a eficiência desse câmbio, que ainda não é satisfatório.
De acordo com o ministro, a economia brasileira já está dando sinais de recuperação no segundo semestre em relação ao primeiro. Nesse terceiro trimestre do ano, ele acredita que o PIB (Produto Interno Bruto, conjunto das riquezas produzidas no país) deverá crescer 1,2% e no quarto, 1,1%.
Ele prevê que a economia vai começar o ano de 2013, com crescimento de 1,7%.
— Isso é o mínimo. Trabalhamos para um crescimento acima de 4% em 2013.
Para ele, a economia vive um processo gradual de crescimento, com melhora nos indicadores de confiança do consumidor e dos empresários e aumento na oferta e demanda de crédito.
— Estamos em uma trajetória ascendente da demanda e oferta de crédito. Os bancos estão aprovando mais. Isso é fundamental para o financiamento dos consumidores e das empresas.
Sobre investimento, Mantega disse que é do governo prioridade criar condições para que o investimento volte a crescer. Segundo ele, o ideal é que o investimento cresça o dobro do PIB, a exemplo do que aconteceu entre 2007 e 2010, quando a média de expansão ficou em 10%.
- O ideal é que seja o dobro do aumento do PIB e temos perspectiva de crescermos (o investimento) 8% em 2013.
Elétricas: ministro diz que tem gente distorcendo os fatos
Guido Mantega defendeu a proposta de governo para a mudança nas concessões de energia elétrica. De acordo com o ministro, as empresas que estão reclamando de perdas não fizeram os cálculos adequados e querem continuar com uma rentabilidade alta.
Ele pediu para os representantes da indústria se mobilizarem em defesa da proposta. Isso porque, segundo o ministro, “tem gente aí, fazendo barulho que pode acabar distorcendo os fatos”.
O ministro disse ainda que o governo está modelando o projeto de concessão de portos e aeroportos, para que sejam lançado nas próximas semanas.
— Estamos modelando esses projetos para que a rentabilidade seja atraente para as empresas.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |