sexta-feira, 8 de maio de 2015

MUNDO: Cameron consegue vitória confortável nas eleições britânicas

UOL
FERNANDO NAKAGAWA, CORRESPONDENTE / LONDRES - O ESTADO DE S. PAULO

Com 326 das 650 cadeiras do Parlamento, conservadores superam expectativas de pesquisas e ficarão mais 5 anos à frente do país
(ATUALIZADA ÀS 8H50) LONDRES - Contrariando todas as pesquisas eleitorais dos últimos meses, as eleições gerais da Grã-Bretanha, realizadas na quinta-feira, terminaram com um claro vencedor: o governista Partido Conservador. Pouco depois das 12h30 (8h30 em Brasília) desta sexta-feira, 8, a apuração dos votos confirmou a 326ª cadeira para o grupo político do primeiro-ministro David Cameron. Com essa bancada, o partido aumenta em 22 o seu número de deputados e garante a maioria para reconduzir o premiê, que terá mais 5 anos de governo.
Faltando a apuração de apenas seis zonas eleitorais, o principal grupo opositor, o Partido Trabalhista, registrava 230 cadeiras na Câmara dos Comuns, 25 a menos que a atual bancada e bem abaixo das projeções finais da campanha que previam entre 260 e 280 cadeiras. Com a derrota nas urnas, o líder do partido, Ed Miliband, anunciou a renúncia ao cargo nesta manhã.
O primeiro-ministro Britânico, David Cameron, acompanhado de sua mulher, Samantha, deixa seu gabinete em direção ao Palácio de Buckingham, onde comunicou o resultado da eleição para a rainha Elizabeth II
Com a bancada ampliada conquistada pelos conservadores, o partido de Cameron não precisará sequer do apoio de outros partidos para garantir a reeleição do primeiro-ministro. No momento em que a conquista da 326ª cadeira foi anunciada, o premiê estava no Palácio de Buckingham, residência oficial da família real britânica em Londres, para uma audiência com a rainha Elizabeth II na qual comunicaria oficialmente o resultado das eleições.
Ao renovar seu mandato, Cameron não tem a obrigação de realizar essa audiência com a rainha, já que, constitucionalmente, continua como primeiro-ministro após seu partido ter obtido as cadeiras suficientes para seguir governando, mas o fará como um gesto de cortesia para a chefe de Estado. Após o encontro, ele deve declarar a vitória em frente à porta preta de seu gabinete, no número 10 da Downing Street.
"Esta é a vitória mais doce de todas", disse a apoiadores na sede do partido antes de se ir ao Palácio de Buckingham. "A verdadeira razão para celebrar nesta noite, a verdadeira razão para se orgulhar, a verdadeira razão para se animar é que vamos ter a oportunidade de servir novamente ao nosso país", completou.
A libra, os títulos e as ações da Grã-Bretanha subiram em razão do resultado que reverteu as expectativas apontadas pelas pesquisas de um Parlamento indefinido, em que Cameron teria que disputar o poder com Millband.
Entre os demais partidos, outro grande derrotado é o centrista Partido Liberal-Democrata que conquistou até agora apenas 8 representantes e terá uma bancada 47 assentos menor que a conquistada na eleição de 2010. Nick Clegg, líder do partido durante a campanha, renunciou ao cargo durante a manhã após qualificar o resultado como "punitivo".
Por outro lado, o Partido Nacional Escocês (SNP, na sigla em inglês) pode ser considerado o outro grande vencedor ao ter conquistado 56 cadeiras das 59 vagas reservadas à Escócia no Parlamento britânico. Assim, o SNP terá 50 deputados a mais que a atual bancada.
Entre os demais, o Partido da Independência do Reino Unido (Ukip) não conseguiu eleger o principal líder, o polêmico Nigel Farage. Conhecido pelo programa de governo anti-imigração e contra a União Europeia, o Ukip conquistou até agora apenas 1 cadeira no Parlamento. Com isso, Farage também anunciou sua renúncia ao cargo de líder do partido. 
A vitória de Cameron também significa que a Grã-Bretanha terá um referendo prometido pelo premiê sobre a continuidade na União Europeia. Cameron disse que quer continuar no bloco, mas somente se puder renegociar a relação britânica com a UE. / COM REUTERS e EFE

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |