quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

ECONOMIA: Bolsa fecha em alta de mais de 2% com definição da idade mínima para aposentadoria

OGLOBO.COM.BR
Ana Paula Ribeiro

Dólar comercial fecha com recuo de 0,34% ante o real, cotado a R$ 3,74

Foto: Tomohiro Ohsumi / Bloomberg News

SÃO PAULO — Os investidores ficaram satisfeitos com a fixação da idade mínima em 65 anos para homens e 62 para mulheres que fará parte da proposta da reforma da Previdência. O Ibovespa, principal índice de ações local, ganhou força após o anúncio e fechou em alta de 2,27%, aos 98.015 pontos. Já o dólar comercial fechou em queda de 0,34% ante o real, cotado a R$ 3,74.
O secretário especial da Previdência, Rogério Marinho , afirmou que o presidente Jair Bolsonaro bateu o martelo em relação a essas idades após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Na avaliação de Newton Rosa, economista da Sulamérica Investimentos, o ponto de partida foi considerado positivo pelos agentes do mercado financeiro.
- A idade está em linha com o que estava sendo ventilado. A idade para mulher foi reduzida, mas a transição também ficou mais curta, então uma coisa compensa a outra. Agora é esperar os detalhes mas o mercado gostou - avaliou.
O economista lembra, no entanto, que o importante agora é saber os detalhes dessa proposta de Reforma, com a abrangência que ela terá, ou seja, se valerá apenas para os trabalhadores vinculados ao INSS ou se irá abarcar outras categorias, como servidores e militares.
Para Raphael Figueredo, analista da Eleven Financial, a divulgação da idade mínima foi determinante para a valorização do Ibovespa. Além de ter ficado em linha com o que o mercado esperava, ele também destacou a agilidade do governo em divulgar um ponto importante da proposta da reforma da Previdência logo após a saída do presidente do hospital.
- Acho que foi uma mensagem de agilidade do governo para pautar esse assunto. A Bolsa ia fechar em queda. Os dados do varejo americano vieram ruins e já se fala em recessão nos Estados Unidos. Mas voi só ter a divulgação da idade mínima que o Ibovespa virou de forma significativa - avaliou.
Em relação ao exterior, as atenções estão focadas nos desdobramentos da guerra comercial. Nesta quinta, representantes da China e dos EUA se encontram para a terceira rodada de negociações para dar um fim ao embate tarifário entre as duas maiores economias do planeta.
O "dollar index", que mede o comportamento da divisa americana frente a uma cesta de dez moedas, registrava recuo de 0,12% próximo ao horário de encerramento dos negócios no Brasil. Jefferson Luiz Rugik, analista da Correparti Corretora de Câmbio, lembra que o dólar operou em alta pela manhã refletindo a instabilidade externa e também o temor de que a situação do secretário-geral, Gustavo Bebianno, possa atrapalhar o andamento da reforma da Previdência.
- O dólar passou a perder força na segunda metade do pregão, refletindo a melhora do euro e de moedas ligadas à commodities mas, principalmente, à notícia de que o presidente Bolsonaro bateu o martelo nos principais pontos da reforma e deve apresentar o texto ao Congresso no dia 20 - disse.
Destaques da Bolsa
A Bolsa operava em queda, mas começou a subir com a expectativa de que os principais pontos da reforma fossem apresentados hoje. Pela manhã, o pregão foi de perdas.
- O Ibovespa perdeu força no início dos negócios com a expectativa do encontro entre Bolsonaro e Paulo Guedes (ministro da Economia). De manhã, já estava em queda refletindo os ruídos sobre a idade mínima - explicou Rafael Passos, analista da Guide Investimentos.
Na Bolsa, os papéis mais negociados fecharam em terreno positivo. As preferenciais (PNs, sem direito a voto) subiram 3,45%, e as ordinárias (ONs, com direito a voto) registraram alta de 2,09%. 
Os bancos, e maior peso na composição do índice, também tiveram ganhos significativos. As preferenciais do Itaú Unibanco e do Bradesco subiram, respectivamente, 2,66% e 3,81%. Já os papéis do Banco do Brasil avançaram 5,11%. O banco público divulgou o seu balanço nesta quinta-feira e mostrou melhora na rentabilidade.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |