terça-feira, 30 de junho de 2015

POLÍTICA: Dilma destaca parceria com os EUA que facilita entrada de brasileiros no país

ESTADAO.COM.BR
MÁRIO BRAGA - O ESTADO DE S. PAULO

Em conferência com o presidente americano, presidente exaltou a iniciativa 'Global Entry Program', o acordo que permite que brasileiros que viajam com frequência ao país entrem nos EUA sem passar por fila de imigração

São Paulo - Durante conferência conjunta à imprensa na Casa Branca, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a presidente Dilma Rousseff agradeceu a decisão de facilitar a entrada nos Estados Unidos de viajantes brasileiros frequentes por meio do "Global Entry Program", o acordo que permite que brasileiros que viajam com frequência ao país entrem nos EUA sem passar por fila de imigração.
O anúncio da medida já era esperado antes da viagem e o governo discutia a proposta de acabar de vez com a exigência de visto para entrada de brasileiros nos EUA. Mesmo com a continuidade do visto, o governo exaltou a iniciativa que facilita a entrada de viajantes ao país norte-americano.
Além disso, a presidente destacou a intenção de estreitar a cooperação entre os dois países, como nas áreas de educação, inovação e tecnologia. Ela listou a proposta de estabelecer parcerias entre os institutos de pesquisa de cada país para melhorias científicas, tecnológicas e de inovação. "A educação, para o Brasil, garante ganho de inclusão social permanente e um salto qualitativo em competitividade em direção à economia do conhecimento", afirmou, há pouco. Ela reforçou ainda a importância da colaboração dos norte-americanos no programa Ciências Sem Fronteiras, do governo federal.
Em seu discurso, Dilma disse sempre reiterar ao presidente dos EUA a ambição de transformar a agenda de cooperação na área de inovação em um dos temas centrais aos dois países. Neste ponto, ela citou a intenção de avançar o estreitamento de laços entre o "laboratório Airborne e o brasileiro CDP", que tratam de temas energéticos.
Antes de encerrar seu discurso, Dilma ressaltou a importância da reaproximação dos Estados Unidos com Cuba. "A abertura de relação entre EUA e Cuba muda o patamar dos EUA para a América Latina. É importante reconhecer a importância desse ato para toda a América Latina e para a paz mundial", ressaltou.
Em tom de descontração, Dilma reiterou o convite para que Obama venha ao Brasil durante os jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A presidente descreveu esta visita de Estado, que realiza nos EUA desde domingo, como um relançamento nas relações entre os dois países.

Comentários:

Postar um comentário

Template Rounders modificado por ::Power By Tony Miranda - Pesmarketing - [71] 9978 5050::
| 2010 |